> >
Paulo Hartung sai do MDB

Paulo Hartung sai do MDB

O governador enviou documento ao diretório municipal do partido. De acordo com a assessoria do governador, ele "vai terminar o terceiro mandato à frente do Poder Executivo Estadual sem filiação política"

Publicado em 7 de novembro de 2018 às 19:49

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
O governador Paulo Hartung participa do 6º Fórum Liberdade e Democracia, do Instituto Líderes do Amanhã, em Vitória. (Bernardo Coutinho)

O governador Paulo Hartung desfiliou-se do MDB nesta quarta-feira (07). Em documento enviado ao diretório do partido em Vitória, o governador alegou motivos de ordem pessoal para deixar a legenda em caráter "irrevogável e irretratável". 

"O governador capixaba vai terminar o terceiro mandato à frente do Poder Executivo Estadual sem filiação política", informou a assessoria do até então emedebista, por meio de nota. 

Hartung já disse, ao anunciar, em julho, que não tentaria a reeleição, que não disputaria mais pleitos eleitorais e afirmou, na última segunda-feira (05), que vai se dedicar à formação de novas lideranças.

Ele, que já teve passagens pelo próprio PMDB (até 1988), pelo PSDB, pelo PPS e pelo PSB, estava no MDB desde 2005.

PRÉ-REQUISITO

Presidente estadual do MDB e aliado de primeira hora do governador, o deputado federal Lelo Coimbra conta que Hartung o informou, na manhã desta quarta, sobre a decisão de sair do partido. O motivo apontado, de acordo com Lelo, são as atividades que o futuro ex-governador pretende exercer na iniciativa privada.

"Hoje pela manhã, o governador me ligou e falou algumas coisas: a primeira, que já era de conhecimento de todos, é o desejo de não participar mais como candidato em processos eleitorais. E, à medida que vai chegando o término do mandato, ele está mantendo contatos privados para organizar sua vida de trabalho. Em função disso, há a necessidade de não ter vínculo político-partidário. É um pré-requisito. O ambiente privado requer, eu já sabia, mas ele me reafirmou isso hoje, que ele não tenha vinculação partidária", afirma Lelo à reportagem.

O deputado não soube informar exatamente qual deve ser a atuação de Hartung na área privada. "É uma questão pessoal", pontua. 

Este vídeo pode te interessar

"O Estado deixa de ter um quadro com grande capacidade de trabalho e bom desempenho e que vai passar a construir novos quadros. É uma perda para o Estado não tê-lo no ambiente da política como alguém que se coloca à disposição, mas é um ciclo que ele coloca que está concluso", complementa.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais