> >
Vitor de Angelo sobre mudar nome do Escola Viva: 'É visão atrasada'

Vitor de Angelo sobre mudar nome do Escola Viva: "É visão atrasada"

Futuro secretário de Casagrande diz que vai manter projeto Escola Viva, inclusive com o mesmo nome

Publicado em 14 de novembro de 2018 às 13:32

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

Uma das surpresas durante esta nova rodada de anúncios do secretariado do futuro governo Casagrande, nesta terça-feira (13), foi a indicação do doutor em Ciências Sociais e professor universitário Vitor Amorim de Angelo, que assume, a partir de janeiro, a Secretaria de Educação.

O professor universitário Vitor Amorim de Angelo vai ser o secretário de Educação de Casagrande. (Raphael Marques/Assessoria de Casagrande)

Com o propósito de não haver descontinuidade em um programa de Estado e sim, aperfeiçoá-lo, ele assegurou que o programa de educação em tempo integral Escola Viva, uma das principais vitrines do governo Paulo Hartung, será mantido na próxima gestão, inclusive com o mesmo nome.

“O aumento de alunos matriculados no ensino integral é meta dos Planos Nacional e Estadual de Educação. Seja esse ou outro governo, certamente a gente perseguiria a mesma meta nos prazos estabelecidos. Entendemos que é uma visão atrasada ficar trocando o nome de programas. Para nós, o que importa é avançar nos serviços prestados”, afirmou.

Pelo Plano Estadual de Educação, a meta é de que até 2025, 50% dos alunos da rede pública estejam estudando em tempo integral. De Angelo analisa que o Escola Viva possivelmente não deve passar por grandes ajustes metodológicos, e sim de gestão.

“Um dos grandes gargalos foi a marca da reorganização da rede escolar sem diálogo, o que levou a uma série de desdobramentos negativos para toda a comunidade que utiliza o serviço: professores, técnicos, pais, alunos, o que gerou protestos. A nossa preocupação será dialogar, para dar um passo atrás no que foi feito, às vezes de maneira açodada, para envolver as pessoas nesse projeto, que é de Estado, de país.”

O governador eleito Renato Casagrande (PSB) apontou que outra tarefa importante do futuro secretário é trazer de volta para a sala de aula as crianças e adolescentes que largaram os estudos.

“Vamos ter que fazer uma busca ativa. Saber se é porque não tem escola, ou a família não tem preocupação, se tem uma correlação. Mas sempre que tem demanda de aluno, temos que ter condição de ofertar educação para ele”, disse.

EVASÃO

 

Tendo em vista que o número de alunos matriculados, que era de 300 mil no governo Casagrande, passou para 250 mil atualmente, segundo ele, e que houve cerca de 50 escolas fechadas nos últimos anos, De Angelo afirma que este será um ponto a ser atacado.

“A gestão atual deixa alguns passivos que precisaremos enfrentar. Será pensado junto com a equipe que será formada, para que a gente possa equacionar, já que isso deságua no início do ano letivo. Passa pela criação de vagas, reavaliação das escolas que foram fechadas. Mas ainda é prematuro falar cabalmente de como isso será feito.”

SECRETÁRIO DE GOVERNO E PROCURADOR DEFINIDOS

Além dos anúncios de Roberto Sá para a Secretaria de Segurança Pública, e Vitor Amorim de Angelo para a Secretaria da Educação, duas das maiores pastas do Executivo, o governador eleito Renato Casagrande (PSB) indicou o economista Tyago Hoffmann para o cargo de secretário de Governo, instância de articulação política e administrativa da futura gestão.

Outro anúncio foi o do nome do procurador de carreira Rodrigo de Paula para o cargo de procurador-geral do Estado.

Hoffmann já era esperado para integrar o primeiro escalão da gestão, pois tem sido braço direito de Renato Casagrande nos últimos anos.

Na gestão anterior, foi secretário-chefe da Casa Civil do governo do socialista. Filiado ao PSB, foi um dos principais coordenadores da campanha eleitoral, e agora também foi indicado para a equipe de transição.

Foi dada a ele, inclusive, a tarefa de coordenar o estudo sobre as alterações que serão feitas no projeto de lei orçamentária do Estado.

Segundo Hoffmann, as mudanças ainda estão sendo avaliadas, mas já é possível dizer que será “um orçamento mais conservador, reduzindo a expectativa de receitas e despesas”.

Isso porque ele e a equipe consideram necessário reduzir a expectativa projetada em relação aos indicadores econômicos a partir de 2019, para um cenário mais “pé no chão”, visto que ainda há dúvidas sobre os resultados econômicos do governo Bolsonaro.

As funções da Secretaria de Governo são o assessoramento ao governador, a articulação com as secretarias na área administrativa, a coordenação da elaboração dos atos legislativos de competência do governador, publicação das leis estaduais, organização do cerimonial, coordenação das atividades do Palácio e residências oficiais, entre outras.

PROCURADOR

Quanto a escolha do procurador-geral, como já havia adiantado, Casagrande não atendeu ao pleito da associação de classe, que indicou uma lista tríplice de nomes para o cargo.

O futuro governador contou que convidou a associação, pela manhã, para esclarecer o assunto com a categoria.

“Quis recebê-los antes de anunciar o nome, em respeito a eles, e temos um diálogo aberto. O procurador Rodrigo de Paula tem capacidade grande de relacionamento, e conseguirá unificar a Procuradoria nos nossos objetivos”, afirmou Casagrande.

A EQUIPE

Roberto Sá

Segurança

Tem 53 anos. É delegado federal

Vitor De Angelo

Educação

Doutor em Ciências Sociais. Tem 36 anos

Rodrigo de Paula

Procurador-geral do ES

Procurador do ES desde 2006, tem 40 anos

Tyago Hoffmann

Secretário de Governo

Economista e professor, tem 38 anos

ANUNCIADOS ANTES

Álvaro Duboc (Planejamento)

Rogelio Pegoretti (Fazenda)

Davi Diniz (Casa Civil)

Flavia Mignoni (Comunicação)

Este vídeo pode te interessar

Luiz Paulo Vellozo Lucas (Instituto Jones dos Santos Neves)

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais