> >
Esperada exoneração de Bebianno ainda não foi publicada no Diário Oficial

Esperada exoneração de Bebianno ainda não foi publicada no Diário Oficial

Presidente Jair Bolsonaro preparou ato de demissão do ministro, mas publicação não foi feita

Publicado em 18 de fevereiro de 2019 às 11:22

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gustavo Bebianno. (Valter Campanato/Agência Brasil)

A edição regular do Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (18) já está no ar e não traz a exoneração de Gustavo Bebianno do cargo de ministro da Secretaria-Geral da Presidência, como era esperado. No DOU desta segunda Bebianno ainda é formalmente ministro. O documento oficializa atos assinados por ele na última sexta-feira (15), dentre os quais uma portaria sobre atribuições de assessores especiais da pasta.

Conforme o jornal "O Estado de S. Paulo" antecipou neste sábado (16), o presidente Jair Bolsonaro já estava com o ato de demissão do ministro assinado. O próprio ministro também já havia dito que tinha recebido sinalizações de que sua dispensa sairia no Diário Oficial desta segunda-feira (18). No entanto, o ato não veio publicado ainda, mas pode sair em edição extra ao longo do dia.

A não formalização da demissão, pelo menos por ora, indica que o governo ainda está tratando do assunto. No fim de semana, o presidente Bolsonaro e auxiliares, como o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, tiveram reuniões para encontrar uma forma "honrosa" de demitir Bebianno, o que também poderia ter sido feito ainda no fim de semana em edição extra do Diário Oficial, se o governo quisesse.

Nos últimos dias, políticos e militares tentaram interceder a favor de Bebianno, mas o presidente estava irredutível e, segundo apurou o "Estado de S. Paulo", deverá nomear um militar para o lugar do ministro. O general Floriano Peixoto deve ficar à frente da Secretaria, ao menos interinamente - ele é o secretário executivo da pasta. Com isso, Peixoto seria o oitavo militar a ocupar o primeiro escalão do governo, o que tornaria a Casa Civil a única pasta palaciana sob a liderança de um civil.

Este vídeo pode te interessar

Bebianno vem sendo acusado de supostas irregularidades nas campanhas eleitorais do PSL ocorridas na época em que ele presidia o partido, que também tem o presidente Bolsonaro como filiado. A crise cresceu quando o vereador Carlos Bolsonaro, um dos filhos do presidente, chamou Bebianno de mentiroso, declaração que foi reforçada pelo próprio presidente.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais