> >
Governo do ES busca imóveis para alugar no Centro de Vitória

Governo do ES busca imóveis para alugar no Centro de Vitória

Ideia é migrar órgãos e secretarias para o Centro da Capital

Publicado em 26 de fevereiro de 2019 às 01:04

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Centro de Vitória. (Eduardo Dias)

O governo do Estado está em busca de novos espaços no Centro de Vitória para acomodar secretarias e instituições estaduais. Mais um passo para isso foi a publicação de um edital de aviso de chamada pública para identificar os imóveis comerciais que estejam disponíveis no bairro para serem alugados ou cedidos para o governo.

A exigência é que eles tenham no mínimo 400 metros quadrados. Até o final deste ano, pelo menos quatro secretarias devem já ter migrado para o Centro, de acordo com a secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro.

Em janeiro, foi criada uma comissão comandada pela pasta para apontar as ações a serem implementadas na ocupação dos prédios públicos. Um dos principais objetivos é reduzir aluguéis de imóveis que abrigam órgãos.

Apesar disso, a secretária explicou que alguns aluguéis sempre serão necessários, e muitas vezes podem ser até mais vantajosos.

“Estamos fazendo uma revisão sobre a ocupação de todos os prédios, e não vamos considerar apenas aqueles que já são do governo, pode ser que a gente alugue alguns. Queremos romper a tendência de migração para fora, deixando todo o núcleo administrativo no Centro histórico. Faz parte da política de revitalização”, explicou.

Entre os imóveis que já são do governo, a ocupação do edifício Fábio Ruschi e do prédio do Bandes estão no foco do remanejamento. Em meados de março a comissão deve finalizar a análise.

As secretarias de Turismo, de Desenvolvimento Urbano, de Ciência e Tecnolocia e a Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapes) são as que devem migrar para o Centro.

ALTERAÇÃO

Outro ponto envolvendo os imóveis públicos também foi alterado nesta segunda-feira (25). A Assembleia Legislativa alterou uma lei estadual de 2017, que autorizou a venda de 27 imóveis de patrimônio do Estado.

Até então eles só poderiam ser vendidos por meio de leilão. Agora, com a alteração, poderá também ser feito por meio de concorrência, modalidade na qual busca-se o melhor preço e vantajosidade.

Um dos imóveis que agora poderá ser vendido é o edifício Vália, no Centro de Vitória, próximo à escadaria Maria Ortiz.

Com oito pavimentos, ele foi comprado pelo governo do Estado e já foi usado para abrigar a Polícia Civil.

Este vídeo pode te interessar

“Era preciso fazer essa alteração na lei para poder vender. Os patrimônios são avaliados como ‘de importante ocupação’ ou ‘sem previsão de ocupação’. Quando não formos ocupar, é melhor vender para haver outra destinação. Pode ser vendido para a inciativa privada e virar moradias populares, por exemplo. Quando você deixa um prédio parado, há deterioração. São políticas que se encontram”, ressalta Lenise.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais