> >
Moro diz que aprovação do projeto antiterror bloqueia ativos da Al-Qaeda

Moro diz que aprovação do projeto antiterror bloqueia ativos da Al-Qaeda

Câmara aprovou nesta terça-feira, 12, PL do Executivo que trata sobre o bloqueio de bens de pessoas e empresas envolvidas em terrorismo

Publicado em 13 de fevereiro de 2019 às 13:40

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Sérgio Moro. (Isaac Amorim/MJSP)

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, defendeu a aprovação do projeto de lei do Executivo que trata sobre o bloqueio de bens de pessoas e empresas envolvidas em terrorismo.

Para Moro, o projeto “diminui o risco do Brasil ser suspenso do Grupo de Ação Financeira contra a Lavagem de Dinheiro e o Financiamento do Terrorismo (Gafi/FATF)”, o que, em sua opinião, “afetaria a reputação internacional do Brasil e a qualidade do ambiente econômico”.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (12), a emenda do relator Efraim Filho (DEM-PB). Com alterações, os parlamentares deram aval ao texto que determina o cumprimento imediato, pelo Brasil, de sanções impostas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas em relação ao crime de terrorismo.

Moro defendeu a importância do projeto na adequação da legislação brasileira aos parâmetros internacionais. Para o ministro, o PL irá “agilizar bloqueios de ativos terroristas de grupos como a Al-Qaeda”. Mas lembrou que, para entrar em vigor, a matéria ainda irá para votação no Senado. “Para afastar de vez o risco [do Brasil ser suspenso do Gafi], o Senado, com todo respeito, precisa também aprová-lo.”

O PROJETO ANTITERROR

Atualmente a legislação brasileira já possui norma para atender às sanções (Lei 13.170/15) impostas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, mas prevê a necessidade de ação judicial para realizar o bloqueio de ativos. Tal medida é alvo de críticas por parte do conselho devido à demora em sua concretização. O texto aprovado pela Câmara revoga essa lei.

Em seu texto, o relator Efraim Filho negociou três mudanças na redação original do projeto. A pedido de partidos de oposição, retirou a possibilidade de os ministérios de Justiça e das Relações Exteriores decidirem sobre o envio de pedidos de bloqueio de ativos de brasileiros a outros países sem necessidade de prévia ordem judicial.

Na defesa do argumento, os partidos alegaram que a medida poderia provocar decisões arbitrárias que prejudicassem os movimentos sociais. Com o novo texto, a União continua obrigada a informar ao Conselho de Segurança da ONU e a seus comitês de sanções sobre medidas adotadas por juízes para o bloqueio de bens.

Também foi modificado o texto que autorizava os ministérios a pedirem a indisponibilidade de bens com fundamento nessa designação nacional.

A terceira mudança reformulou o procedimento de aceitação das resoluções de sanção do conselho de segurança. Dessa forma, não será mais necessário atos formais de internalização ou homologação no meio jurídico para que o governo brasileiro as aceite. O projeto passa a exigir um procedimento rápido, sigiloso e preferencial a ser disciplinado em regulamento.

COM A PALAVRA, SÉRGIO MORO

Este vídeo pode te interessar

“A aprovação pela Câmara do PL 10431/2018 foi importante para adequar a legislação brasileira aos parâmetros internacionais e agilizar bloqueios de ativos terroristas de grupos como a Al-Qaeda. Diminui o risco do Brasil ser suspenso do Gafi, o que afetaria a reputação internacional do Brasil e a qualidade do ambiente econômico. Mas para afastar de vez o risco, o Senado, com todo respeito, precisa também aprová-lo.”

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais