> >
Disputa pelo comando do MDB de Vitória pode parar na Justiça

Disputa pelo comando do MDB de Vitória pode parar na Justiça

Executiva da legenda indeferiu chapa do deputado José Esmeraldo, que pretende tomar o comando do partido de Chico Donato

Publicado em 30 de abril de 2019 às 01:11

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Chapa encabeçada por José Esmeraldo (PMDB) foi indeferida. ( Guilherme Ferrari)

A comissão executiva do MDB de Vitória, por seis votos a dois, decidiu, nesta segunda-feira (29), indeferir a chapa encabeçada pelo deputado estadual José Esmeraldo para a eleição do diretório municipal, marcada para o próximo sábado (04). O grupo tem três dias para apresentar recurso.

O conflito pode ter repercussão na Justiça. É que das 11 irregularidades identificadas na chapa inscrita, uma delas fala em "fraude na apresentação de documento e falsidade ideológica". Um dos 60 integrantes da chapa teria sido colocado sem consentimento e tido assinatura forjada.

Ao constatar o indício de crime, a equipe jurídica do MDB recomendou à cúpula do partido providências internas e na Justiça.

"Havia diferença entre o nome que encabeçava o pedido e a assinatura. Fizemos diligências e a pessoa declarou, por escrito, que não tinha assinado declaração alguma nem consentido com a inscrição", afirmou o advogado Sirlei de Almeida, responsável pela análise das chapas.

Para Esmeraldo, estão querendo "ganhar no tapetão". Ele pretende recorrer. Caso o recurso não seja aceito na instância municipal, o grupo dele vai à estadual. Caso a chapa permaneça barrada, também deve procurar a Justiça.

"Entrei (na disputa) a pedido de muita gente. O MDB está em baixa, não tem nem vereador em Vitória mais. Não sabia que os caras eram tão diabólicos assim. Não estão deixando nem a gente disputar. Esse Chico Donato (atual presidente na Capital) é perigoso, um câncer", disse.

MEMBRO NATO

Procurado, Donato evitou entrar em polêmicas e disse que, na condição de presidente, é, formalmente, "membro nato das duas chapas". Em caso de vitória da segunda, ele deve permanecer à frente do partido.

Esmeraldo diz que quem cometeu irregularidades, na verdade, foi o comando da legenda. Ele critica a realização da reunião em feriado e a convocação feita às pressas. A reunião realizada nesta segunda foi tensa.

Este vídeo pode te interessar

O deputado diz ter entrado na disputa para ajudar o ex-deputado federal Marcelino Fraga a ser eleito presidente do MDB estadual. O aliado de Esmeraldo e futuro candidato a dirigente disse que a suposta fraude documental pode ter sido plantada pela cúpula do partido.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais