> >
PMs e bombeiros do ES querem mudanças no projeto de lei de promoções

PMs e bombeiros do ES querem mudanças no projeto de lei de promoções

Nesta quarta-feira as associações de classe dos policiais e bombeiros militares protocolaram um documento no qual pedem alterações ao governo do Estado

Publicado em 18 de abril de 2019 às 01:30

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Policiais militares fazem patrulhamento no Morro da Piedade, em Vitória. (Fernando Madeira)

As associações que representam policiais e bombeiros militares capixabas protocolaram, no final desta quarta-feira (17), propostas de alterações do projeto de lei que prevê mudanças na Lei de Promoções de praças e oficiais. O projeto havia sido entregue na última segunda-feira (15) pelo Comando Geral da Polícia Militar.

De acordo com o presidente da Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiro Militar (ACS-ES), cabo Jackson Eugênio Silote, as alterações indicadas visam garantir pontos importantes. Um deles é possibilitar aos policiais e bombeiros militares o amparo legal para promoções sem que sejam prejudicados por estarem "sub judice".

O outro é o amparo legal aos militares que se lesionam em serviço ou em razão dele, e que não tenham condição de executarem o TAF (Teste de Aptidão Física) para ingressos nos cursos de habilitação. E, mais ainda, adequação da carga horária para os cursos de habilitação” , elencou.

Já o presidente da Associação de Bombeiros Militares do ES (ABMES), tenente Emerson Luiz Santana, critica o curto prazo que foi dado para análise do projeto. "Mesmo assim não medimos esforços para indicar modificações que são necessárias é que atendem aos anseios e interesses dos policiais e bombeiros militares” pontuou.

Além de ser protocolado no no Palácio da Fonte Grande, em Vitória, o documento também foi entregue aos deputados estaduais Capitão Assumção (PSL) e Coronel Quintino (PSL). Outras cópias foram direcionadas à Secretaria de Segurança Pública, ao Comando-Geral do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, ao deputado Federal Josias da Vitória (PPS) que atualmente é coordenador da bancada federal do Estado, e ao secretário de Governo Tyago Hoffmann.

Este vídeo pode te interessar

No dia 9 deste mês, o governo se reuniu com as associações de classe dos policiais e bombeiros militares para debater os pedidos da categoria. Na ocasião, o secretário estadual de Segurança Pública, Roberto Sá, declarou:  "Talvez não se consiga atender amplamente os pleitos, pois dentro da própria classe há divergências. Mas as diretrizes são a responsabilidade fiscal, disciplina, hierarquia, meritocracia, antiguidade. O governador vai valorizar a classe no que for possível. Turmas estão demorando muito a ser promovidas, e isso é um problema que a gente reconhece".

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais