> >
Vídeo mostra que morte de Gerson Camata foi premeditada, diz acusação

Vídeo mostra que morte de Gerson Camata foi premeditada, diz acusação

Gravação de sistema de segurança revela últimos passos do ex-governador e do assassino confesso antes do crime, cometido em dezembro

Publicado em 12 de abril de 2019 às 19:03

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

Um vídeo de câmera de segurança mostra os últimos instantes de vida do ex-governador Gerson Camata, assassinado em dezembro do ano passado na Praia do Canto, Vitória. As imagens contêm parte da cena da conversa entre o político e o ex-assessor Marcos Venicio Moreira Andrade, preso pouco depois de dar o tiro que matou Camata. Para a assistência da acusação contra o ex-assessor, as imagens reforçam a tese de que o crime foi premeditado.

O crime ocorreu no dia 26 de dezembro. O assassino confesso falou à vítima sobre um bloqueio de cerca de R$ 60 mil nas contas dele, causado por um processo movido pelo ex-governador. Após a rápida conversa em frente a uma banca de revistas, Marquinhos, como Marcos Venicio é mais conhecido, atirou no político.

O vídeo registrou até a queda de Gerson Camata na calçada após ser ferido. As imagens são fortes. Quem não quiser assistir a gravação abaixo, pode acompanhar a cronologia do crime por frames. 

O VÍDEO

 

OS FRAMES

A câmera registra aperto de mão entre Gerson Camata e Cassinho Ayres, amigo e testemunha do crime: 

Após conversar com o amigo, Gerson Camata caminha em direção à banca de jornal:

Marcos Venicio, caminha em direção à banca:

Marquinhos conversa com Camata, encobertos pelo toldo da banca. Em determinado momento, ele coloca a mão em objeto no bolso:

Marcos Venicio e Camata caminham na direção contrária à banca, conversando:

 

Em seguida, testemunhas ouvem o tiro e ficam assustadas:

Já baleado, Gerson Camata tenta correr para onde estava. Em seguida, ele cai e morre antes da chegada do socorro:

Para a assistência de acusação, representada pelos advogados da família de Gerson Camata, as imagens revelam que Marquinhos premeditou o crime. O vídeo foi colhido pela Polícia Civil, na fase de inquérito, de um dos estabelecimento próximos ao local do crime.

"Resta absolutamente clara a premeditação do crime. Afasta eventual tese no sentido de que ele repeliu injusta agressão ou de que ele agiu por forte emoção. Nada disso se configura quando analisamos o vídeo de forma detalhada. Ele chega com muita tranquilidade. É ele que vem atrás da vítima. Força uma discussão. A testemunha do crime fala que ele disse não concordar com o valor bloqueado. Em razão disso, desfere o disparo de arma de fogo", opinou o advogado Renan Sales.

Este vídeo pode te interessar

Procurada pela reportagem, a defesa de Marquinhos não se manifestou sobre o assunto.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais