> >
Avaliação negativa do governo Bolsonaro supera a positiva

Avaliação negativa do governo Bolsonaro supera a positiva

Levantamento da XP/Ipespe divulgado nesta sexta-feira (24) aponta que o governo é ruim ou péssimo para 36% dos entrevistados

Publicado em 24 de maio de 2019 às 21:00

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Presidente Jair Bolsonaro assumiu o mandato em janeiro deste ano. (Reprodução/Instagram)

Pela primeira vez desde que assumiu o Planalto, a avaliação negativa do governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) subiu cinco pontos e atingiu 36%, ficando à frente da avaliação positiva, que oscilou um ponto para baixo e atingiu 34%. Os dados são da mais recente pesquisa XP/Ipespe, divulgada nesta sexta-feira (24).

Segundo o levantamento, a avaliação negativa do governo cresce desde fevereiro, quando estava em 17%. Já a avaliação positiva tem recuado, sendo que em fevereiro era de 40%.

De acordo com a pesquisa, o segundo no mês de maio, o número de pessoas que consideram o governo regular caiu para 26% na terceira semana ante 31% na primeira semana. Não responderam ou não sabiam avaliar 4% dos entrevistados, ante 3% no levantamento passado.

A pesquisa tem margem de erro de 3,2 pontos percentuais. Foram feitas 1.000 entrevistas telefônicas nos dias 20 a 21 de maio. O levantamento foi feito pela XP Investimentos em parceria com o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe).

Sobre as manifestações de 15 de março contra o congelamento de verbas para a educação, a pesquisa aponta que para 57% dos entrevistados, os atos tiveram importância, enquanto 38% disseram que o movimento não teve relevância. Para 86% dos entrevistados, os protestos provavelmente vão voltar a ocorrer.

De acordo com a pesquisa, a percepção de que as notícias veiculadas na imprensa sobre o governo são majoritariamente negativas saltaram de 45% para 56% entre os eleitores em duas semanas.

No sentido oposto, apenas 14% hoje veem a disseminação de conteúdo mais favorável à atual gestão, o que corresponde a uma queda de 8 pontos percentuais no mesmo período.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais