> >
Governo publica lei que anistia multas aplicadas a partidos políticos

Governo publica lei que anistia multas aplicadas a partidos políticos

A lei já está no Diário Oficial da União

Publicado em 20 de maio de 2019 às 11:53

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Governo diz a ruralistas que sem reforma haverá mais 3 milhões de desempregados. (Valter Campanato/Agência Brasil | Arquivo)

O Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (20), traz publicada a Lei 13.831, de 17 de maio de 2019, que, entre outros pontos, anistia multas aplicadas a partidos políticos. O texto foi sancionado na sexta-feira, dia 17, pelo presidente Jair Bolsonaro com um veto.

A norma estabelece que as siglas que não tenham aplicado o mínimo de 5% das verbas do Fundo Partidário para promover a participação política de mulheres entre 2010 e 2018, mas que tenham direcionado o dinheiro para candidaturas femininas não poderão ter suas contas rejeitadas nem poderão sofrer qualquer outra penalidade.

A estimativa é que essa anistia possa chegar a R$ 70 milhões, montante devido à Receita Federal por diretórios municipais de quase todas as legendas.

Este vídeo pode te interessar

Bolsonaro vetou o trecho que permitia a anistia em caso de doações de servidores públicos que exerçam função ou cargo público de livre nomeação e exoneração, desde que filiados a partidos políticos.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais