> >
Lula está apaixonado e quer se casar após prisão, diz ex-ministro

Lula está apaixonado e quer se casar após prisão, diz ex-ministro

A namorada de Lula é a socióloga Rosângela da Silva, que visita o petista com frequência na PF e tem por volta de 40 anos

Publicado em 20 de maio de 2019 às 11:00

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
A socióloga Rosângela da Silva trabalha em Curitiba. (Reprodução/Facebook)

O ex-ministro Luiz Carlos Bresser Pereira afirmou neste sábado (18), em uma postagem em uma rede social, que o ex-presidente Lula está apaixonado e vai se casar assim que sair da prisão.

A previsão dos advogados do petista é que ele deixe o regime fechado ainda neste ano, após ter a sua pena no caso do tríplex de Guarujá reduzida em abril pelo STJ.

A decisão, tomada por unanimidade por quatro ministros, manteve a condenação do petista, mas baixou a pena de 12 anos e 1 mês de prisão para 8 anos, 10 meses e 20 dias.

Com isso, a partir de setembro, abre-se a possibilidade de pedir a progressão para o regime semiaberto.

Bresser visitou Lula na última quinta-feira, na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba (PR), onde o ex-presidente está preso desde abril do ano passado.

"Ele está em ótima forma física e psíquica", escreveu Bresser. Segundo o ex-ministro, a grande preocupação do petista no momento é "ter reconhecida sua inocência".

Logo após escrever sobre as apreensões do ex-presidente, Bresser tratou da vida pessoal do ex-presidente.

"Está apaixonado e seu primeiro projeto ao sair da prisão é se casar", disse.

A namorada de Lula é a socióloga Rosângela da Silva, que visita o petista com frequência na PF e tem por volta de 40 anos. O ex-presidente tem 73. O nome dela foi relevado pelo jornalista Guilherme Amado, colunista da revista Época, e confirmado pela Folha de S.Paulo.

Segundo perfil dela em uma rede social, ela atua na Itaipu Binacional, em Curitiba, com foco em projetos de sustentabilidade, e já teve passagem pelo setor de comunicação da Eletrobras, no Rio.

Lula é viúvo há pouco mais de dois anos. A ex-primeira-dama Marisa Letícia Lula da Silva morreu em fevereiro de 2017, aos 66 anos.

Em entrevista concedida à Folha de S.Paulo, em abril, o ex-presidente chegou a dizer que adoraria estar em casa com sua mulher, filhos, netos e companheiros.

Na visita, Bresser deu ao ex-presidente o seu livro "A Construção Política do Brasil", no qual afirma que ele fez um belo governo, mas errou no juro alto e câmbio apreciado.

O petista foi condenado em primeira e segunda instância no caso do tríplex e, em primeira instância, no caso do sítio de Atibaia (SP). Nesse último caso, a condenação precisa ser confirmada em segundo grau pelo TRF da 4ª Região para que Lula passe a cumprir pena --o julgamento deve ocorrer nos próximos meses.

Além disso, o ex-presidente está prestes a ser sentenciado em uma terceira ação penal em Curitiba, também na Lava Jato. Esse processo trata da aquisição de um terreno para o Instituto Lula pela Odebrecht que, segundo a acusação, foi feita com dinheiro oriundo de propina.

Além disso, o ex-presidente virou réu cinco vezes no Distrito Federal, e só uma das ações foi concluída, com a absolvição dele, em 2018, de uma acusação de tentar obstruir a Lava Jato.

Em Curitiba há pouco mais de um ano, Lula vive isolado num espaço de 15 metros quadrados no quarto andar da Superintendência da PF.

O dormitório, antes usado por policiais em viagem, não tem grades e se resume a banheiro, armário, mesa com quatro cadeiras, esteira ergométrica e um aparelho de TV com entrada USB e que só sintoniza canais abertos.

Durante a semana, na parte da manhã, conversa com advogados. Às quintas recebe parentes e dois amigos, geralmente políticos. Ele sai três vezes por semana para o banho de sol. Circula num pequeno espaço de 40 metros quadrados onde antes funcionava um fumódromo, no terceiro andar.

Até janeiro, Lula recebia líderes religiosos, mas a juíza Carolina Lebbos proibiu esses encontros, apesar de a Lei de Execução Penal prever o direito à assistência religiosa. No lugar haveria uma consulta com um capelão da própria PF, mas isso não aconteceu.

Durante o período preso, Lula consultou-se pelo menos três vezes com seus médicos na própria cela. Antes de ser preso, ele já havia parado de fumar e adotado o hábito de fazer exercícios.

Na prisão, anda na esteira quase todo dia e ganhou elásticos de ginástica para fortalecer braços e pernas. Lula tem na cabeça sequências de exercícios que seu personal trainer passava quando estava livre. Mas conta com dicas dos agentes quando faz algo errado.

Este vídeo pode te interessar

Ele se informa sobre o ambiente político do país por resumos de publicações da imprensa e informes que seus advogados levam juntos com a papelada de seus processos.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais