> >
Moro solicita abertura de inquérito para investigar mortes em presídios

Moro solicita abertura de inquérito para investigar mortes em presídios

A solicitação veio por conta das 55 mortes ocorridas nos presídios de Manaus nesta semana

Publicado em 30 de maio de 2019 às 11:53

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Votação que aplicou derrota a Moro abre crise no centrão. (Marcelo Camargo/Agência Brasil | Arquivo)

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, informou nesta quarta-feira (29) que solicitou a abertura de inquérito para investigar as 55 mortes ocorridas em presídios de Manaus entre o domingo (26) e a segunda-feira (27).

Em nota, o Ministério da Justiça argumentou que "os crimes ocorridos representam grave violação de direitos humanos" e que há "interesse da União na repressão de organizações criminosas com atuação em mais de um Estado da federação, bem como na repressão ao tráfico internacional de drogas."

A pasta disse ainda que há indícios de que a organização criminosa Família do Norte tenha ordenado os assassinatos nos presídios em Manaus. 

A onda de mortes em Manaus, que pegou a segurança pública do Amazonas de surpresa, começou no final da manhã de domingo, durante o horário de visitas do Compaj (Complexo Penitenciário Anísio Jobim).

É o mesmo presídio onde começaram os motins em presídios nas primeiras semanas de 2017, que terminaram com um saldo de 126 mortos no Amazonas, em Roraima e no Rio Grande do Norte.

Em nota divulgada nesta quarta-feira, o Ministério da Justiça informou que nove detentos do Compaj foram transferidos para o Distrito Federal. Além do mais, mais 17 membros da organização criminosa devem ser transferidos para presídios federais nesta quinta-feira (30).

Este vídeo pode te interessar

"Os integrantes de organizações criminosas foram identificados pela área de inteligência do Depen (Departamento Penitenciário Nacional) em conjunto com as forças de segurança locais", diz o Ministério da Justiça, em nota.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais