> >
Câmara de Guarapari afasta vereador acusado de enviar áudios suspeitos

Câmara de Guarapari afasta vereador acusado de enviar áudios suspeitos

Gravações revelariam conversas com empresários e donos de boates prometendo modificar projetos. Durante o afastamento de 90 dias, uma comissão também analisará o caso

Publicado em 13 de junho de 2019 às 22:44

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Em sessão da Câmara Municipal de Guarapari, vereador Dito Xaréu (SDD) se defendeu das acusações sobre áudios. (Divulgação/Câmara )

A Câmara de Guarapari decidiu, na sessão desta quinta-feira (13), afastar do cargo o vereador Marcial Souza Almeida, o Dito Xaréu (SD), e abrir uma comissão processante para investigar supostas condutas dele, acusado de modificar projetos no Legislativo e até na prefeitura do município para atender a interesses de empresários.

Tudo começou com a divulgação de vários áudios atribuídos a Xaréu, que mostram uma tentativa dele em mostrar influência na tramitação e aprovação da Lei Municipal de Eventos. Esses áudios teriam sido encaminhados a donos de boates de Guarapari. Em um deles, o autor do áudio, supostamente o vereador, também pede R$ 6 mil de propina, ao contar que o projeto foi protocolado na Câmara.

Os áudios já haviam sido analisados em reunião por 15 vereadores. Eles também pediram uma investigação ao Ministério Público Estadual (MPES), que encaminhou a denúncia à Promotoria. No dia 22 de maio, uma outra denúncia sobre o fato, formalizada por um cidadão, foi apresentada na Câmara Municipal, e por isso, o assunto foi levado ao plenário nesta quinta.

Câmara de Guarapari afasta vereador acusado de enviar áudios suspeitos

Após nova apresentação dos áudios, foi dado espaço para que o vereador e seu advogado pudessem apresentar defesa. Com o pedido de investigação em votação, 11 vereadores foram a favor da abertura de comissão processante e pelo afastamento dele, e houve 4 abstenções, de Kamilla Rocha (DEM), Rosângela Loyola (PDT), Wendel Lima (PSD) e Sandro Bigossi (PDT).

Desta forma, o vereador fica afastado por 90 dias, e a comissão terá também 90 dias para apreciar a denúncia, prorrogáveis por mais 90.

Eleita presidente da comissão, a vereadora Fernanda Mazzelli (PSD) declarou que vai trabalhar para dar a transparência que a situação precisa. "Nós lamentamos a situação, é uma infelicidade para a Câmara. Nosso desejo é que tudo seja apurado e a Justiça seja feita. Estamos cumprindo nosso papel, que é de legislar e fiscalizar."

O relator do processo será o vereador Marcos Grijó (PDT). Segundo ele, será verificado se houve quebra de decoro parlamentar. "A Câmara teve sua imagem exposta negativamente por um vereador. Votei pelo afastamento, para mostrarmos para a sociedade que estamos empenhados em resolver o caso e acabar com esse tipo de influência na Casa, caso exista", disse.

OUTRO LADO

O vereador foi procurado pela reportagem para se manifestar sobre o afastamento, mas seus telefones permaneceram desligados. Também não foi possível contato com o advogado dele, Marcos Bitencourt.

Em maio, Dito Xeréu afirmou que os responsáveis pela confecção dos áudios eram "opositores ao Executivo" e com o objetivo de afastá-lo da Câmara para uma tentativa de golpe para cassar o prefeito.

Este vídeo pode te interessar

"Gostaria de informar que não reconheço a autenticidade dos áudios, que eles são falsos, trata-se de uma montagem realizada por terceiros com intuito de prejudicar minha atuação como líder do prefeito. Não autorizo a vinculação do meu nome a qualquer áudio dessa natureza porque não são verdadeiros e sua origem não partiu de minha autoria. Inclusive, gostaria de informar que irei buscar os responsáveis com essa farsa e processá-los", afirmou.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais