> >
Cariacica e Serra só terão cadastro biométrico obrigatório em 2021

Cariacica e Serra só terão cadastro biométrico obrigatório em 2021

As próximas eleições municipais não terão impacto da biometria. Eleitor será identificado por documento com foto

Publicado em 6 de junho de 2019 às 00:18

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Eleitores de Cariacica e Serra ainda terão que apresentar documento em 2020. (Divulgação)

O cadastramento biométrico obrigatório dos eleitores de Cariacica e Serra só vai ser realizado em 2021. No final do ano passado, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) chegou a anunciar que os dois municípios iriam iniciar o processo em 2019, porém, por falta de espaço adequado para realizar o cadastro de todos os eleitores outras três cidades foram escolhidas.

Cariacica e Serra são os únicos municípios da Grande Vitória que ainda não tem eleição com biometria. De acordo com o assessor de Planejamento Estratégico do TRE-ES, Lander Fontes de Paula, os cartórios de Serra e Cariacica não conseguem atender a demanda em caso de biometria obrigatória. Além disso, por causa do orçamento do órgão, não foi possível encontrar um local para locação.

“Tentamos fazer a biometria na Serra mas ficou inviável pela falta de imóveis adequados para receber o eleitorado. Os cartórios de lá não comportam o eleitorado. Em Cariacica, inclusive, a oferta de imóveis é bem menor, por isso, foi descartado bem antes da Serra”, contou.

Cariacica e Serra só terão cadastro de biometria em 2021

ELEIÇÕES SEM MUDANÇAS

Ainda de acordo com Lander, em 2020 não haverá cadastramento biométrico por ser ano eleitoral, por isso, Cariacica e Serra só farão o cadastramento biométrico dos eleitores daqui a dois anos.

“Ano que vem tem eleição e o cadastro do eleitor fecha em maio. Isso torna inviável realizar um cadastramento tão grande. Provavelmente, eles entrarão para o ciclo 2021, um no primeiro semestre e outro município no segundo semestre”, disse.

CADASTRO PODE SER FEITO

Apesar de não haver ainda a convocação dos eleitores de Serra e Cariacica, já é possível fazer o cadastramento biométrico no cartório eleitoral, porém, nas próximas eleições, os eleitores destes dois municípios não votam com a identificação biométrica. Ainda será necessário apresentar um documento de identificação com foto.

O Espírito Santo tem, atualmente, 1.301.797 eleitores com cadastro biométrico. Isso representa 47,49%. Trinta e oito municípios já realizam as eleições com biometria. Não há previsão de quando todo o Estado terá 100% eleitores cadastrados com biometria. O objetivo do cadastramento é tornar ainda mais segura a identificação do eleitor na hora do voto, ao impedir qualquer possibilidade de fraude. Mesmo quem não é obrigado a votar - pessoas com mais de 70 anos de idade, analfabetos e maiores de 16 e menores de 18 anos - deve fazer o cadastramento caso deseje votar nas próximas eleições.

Este vídeo pode te interessar

O eleitor que não se apresentar terá o título cancelado. Além disso, não votar nem justificar ausência pode resultar em uma série de restrições, como a impossibilidade de obter a certidão de quitação eleitoral, renovar passaporte e tomar posse em cargo público.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais