> >
Governo do ES diz ter votos para aprovar Fundo Soberano na Assembleia

Governo do ES diz ter votos para aprovar Fundo Soberano na Assembleia

Urgências em matérias consideradas prioritárias vão medir a força do governo no Legislativo estadual nesta segunda-feira

Publicado em 10 de junho de 2019 às 02:35

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Sessão extraordinária na Assembleia Legislativa para leitura do Orçamento de 2019. (Tati Beling/Ales)

Dois projetos do governo do Estado, considerados fundamentais pelo Executivo, estarão na pauta de votações da Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (10), segundo garantiu o presidente da Casa, deputado Erick Musso (PRB).

O plenário começará a analisar os textos que visam criar dois fundos para administrar recursos bilionários que começaram a ser pagos ao Executivo em razão de acordo de unificação dos campos de petróleo no Parque das Baleias.

Trata-se de uma fortuna de mais de R$ 10 bilhões a ser depositada nos próximos 20 anos. As propostas definem regras para uso do recurso, e o governo quer rapidez na tramitação dos projetos.

Nesta segunda-feira, os deputados deverão votar os pedidos de urgência solicitados pelo líder do governo no plenário, Enivaldo dos Anjos (PSD). A votação se dará em um plenário que tem um grupo coeso de deputados que têm votado sistematicamente contra o governo.

Apesar disso, governistas acreditam em resultados favoráveis nesta primeira etapa da aprovação do projeto. Os parlamentares “independentes”, como os oposicionistas se chamam, devem se revezar na tribuna da Casa para obstruir a sessão.

"Temos votos satisfatórios para aprovar e não estamos dizendo que isso não permite debate. A matéria está na Casa desde 18 de abril. Já passou da hora de votar", afirmou Enivaldo dos Anjos.

Há dezenas de emendas aos projetos. Enivaldo disse que, quando for a vez de votá-las, o Executivo não está disposto a aceitar as que "tiverem a finalidade de modificação" dos fundos. Se aprovadas as urgências nesta segunda, os projetos poderão ser votados nesta mesma semana.

REUNIÃO

Erick Musso deve receber em seu gabinete deputados de oposição, na manhã desta segunda, segundo parlamentares consultados.

Como Erick comprometeu-se com a governabilidade do Estado, interlocutores acreditam que ele deverá tentar ajudar o governo com os oposicionistas.

Governistas têm trabalhado para estancar a rebelião. Há quem aposte que resultados dessa atuação transpareçam na votação desta segunda, com alguns "independentes" evitando o confronto.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais