> >
Primeiro prefeito de Vila Valério morre aos 51 anos na Serra

Primeiro prefeito de Vila Valério morre aos 51 anos na Serra

Aos 51 anos, Luizmar Mielke estava hospitalizado e lutava contra uma infecção generalizada

Publicado em 8 de junho de 2019 às 17:23

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

Primeiro prefeito de Vila Valério, Luizmar Mielke, também conhecido como Maca, faleceu na manhã deste sábado (08), no município da Serra, aos 51 anos de idade. Ele estava hospitalizado, há 20 dias, com um quadro de infecção generalizada. Atualmente, trabalhava como Secretário de Administração de São Gabriel da Palha.

Primeiro prefeito de Vila Valério, Luizmar Mielke faleceu neste sábado (8), na Serra. (Divulgação | Câmara de Vila Valério)

No dia 18 de maio, Luizmar havia sido internado em um hospital particular de Colatina, no Noroeste do Estado. Na data, porém, a infecção urinária inicial já havia se espalhado para outros órgãos. Na última quinta-feira (06), por causa do grave estado de saúde, ele foi transferido ao Hospital Metropolitano, na Região da Grande Vitória.

O falecimento ocorreu às 7h50. Ainda sem data e horário definidos, o velório acontecerá na Igreja Evangélica Luterana do Brasil e o sepultamento no Cemitério de Padre Francisco, ambos localizados na cidade de Vila Valério, de onde é a família. Luizmar deixa esposa e um filho adolescente.

PERDA HISTÓRICA EM VILA VALÉRIO

Ao lado de outras pessoas, Luizmar foi um dos idealizadores da emancipação do município de Vila Valério, decretada no dia 28 de março de 1994. Além de prefeito por três mandatos: os dois primeiros da história da cidade e, mais recentemente, entre os anos de 2013 e 2016. Quem conviveu com ele, lamentou a perda.

Primeiro prefeito de Vila Valério, Luizmar Mielke faleceu neste sábado (8), na Serra. (Divulgação | Câmara de Vila Valério)

“Politicamente ele sempre fez o bem e buscou desenvolver o meio rural. Maca tinha muita qualidade administrativa, era um cara extraordinário; muito ético e preocupado em ser transparente na política”, lembrou Sidnei Barbieri, que trabalhou como chefe de gabinete do último mandato de Luizmar, de quem virou amigo.

Irmã do falecido e moradora de Vila Valério, Sônia Mielke reiterou a importância de Luizmar para a cidade. “A família dele não se resume somente a nós, mas a todos os valerienses. Nós sempre o dividimos com todos, que estão muito entristecidos. O Maca cumpriu a missão dele e o que ele construiu ficará para sempre”, disse bastante emocionada.

Por meio de nota, a Prefeitura de Vila Valério decretou luto oficial por três dias. Nesta segunda-feira (10), também será ponto facultativo para as repartições públicas da cidade. De acordo com o texto, há um "consternamento geral na comunidade" e é dever do município reconhecer o trabalho, o exemplo e a dedicação de Luizmar.

IMPORTÂNCIA EM SÃO GABRIEL DA PALHA

Desde janeiro de 2017, Luizmar trabalhava como Secretário de Administração de São Gabriel da Palha, outra cidade do Noroeste do Estado, na qual ele também já havia sido vereador por dois mandatos: de 1989 a 1992 e de 1993 a 1996. Entre 1991 e 1993 ele também atuou como Presidente do Legislativo Municipal.

Este vídeo pode te interessar

Por meio de nota, a Prefeitura de São Gabriel da Palha afirmou que se solidariza com a família e amigos; e que Maca será lembrado como “aquele que nos ajudou a construir a cidade através de seus serviços prestados como servidor público”. 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais