> >
PSDB apoiará reforma, mas deixa deputados livres em alguns pontos

PSDB apoiará reforma, mas deixa deputados livres em alguns pontos

Conhecida como fechamento de questão, essa decisão prevê que deputados e senadores que descumprirem a determinação da executiva nacional do partido podem ser punidos e até mesmo expulsos da sigla

Publicado em 11 de junho de 2019 às 22:23

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
PSDB decide apoiar reforma da Previdência, mas deixa deputados livres em alguns pontos. (Fernando Madeira | Arquivo)

O PSDB decidiu, por maioria, nesta terça-feira (11) que todos os seus parlamentares devem votar a favor da reforma da Previdência, mas deixou alguns pontos da proposta em aberto.

Conhecida como fechamento de questão, essa decisão prevê que deputados e senadores que descumprirem a determinação da executiva nacional do partido podem ser punidos e até mesmo expulsos da sigla.

O relator da reforma da Previdência, Samuel Moreira (SP), é do PSDB e deve apresentar o novo texto nesta quinta (13).

A decisão do partido é para que os 30 deputados e os oito senadores do partido votem a favor do texto-base da proposta, mas os parlamentares devem ter liberdade para as votações específicas -os destaques.

O presidente do partido, Bruno Araújo, disse que, assim, a legenda respeita as regionalidades e especificidades de cada parlamentar.

Os destaques podem modificar o projeto da reforma da Previdência.

O PSDB diz, contudo, que a decisão impede que os parlamentares votem a favor de emendas que desfigurem a reforma.

Um dos assuntos mais polêmicos é a permanência ou exclusão dos estados e municípios da reforma.

Araújo afirmou que a decisão do partido, por enquanto, não determina como os parlamentares devem se posicionar sobre o tema.

Os governadores do PSDB, por outro lado, defendem que haja efeito imediato da reforma da Previdência para os servidores estaduais.

Este vídeo pode te interessar

"Queremos deixar clara a posição política de que o PSDB é a favor da reforma e a confiança no relator, que é tucano", disse o presidente da sigla.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais