> >
Senadores contrários ao decreto das armas relatam ameaças e pressões

Senadores contrários ao decreto das armas relatam ameaças e pressões

Senador Fabiano Contarato foi um dos que recebeu as ofensas, por seu posicionamento na CCJ do Senado

Publicado em 15 de junho de 2019 às 23:58

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Os senadores Fabiano Contarato e Randolfe Rodrigues são contrários ao decreto das armas. (Geraldo Magela/Agência Senado)

Quatro senadores, entre eles o capixaba Fabiano Contarato (Rede), passaram a sofrer ameaças pelo fato de serem contrários ao decreto sobre armas e munições do presidente Jair Bolsonaro (PSL).

O principal alvo tem sido o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), líder da oposição no Senado. Ele afirma estar recebendo "centenas de ameaças" nas redes sociais e nos telefones dos gabinetes em Brasília e em Macapá. Ele disse também que tem recebido ataques pelo celular.

Em uma das ligações, uma pessoa que se identificava como militar disse, segundo a equipe de Randolfe, que "é fácil ser contra o decreto de armas sendo que ele anda com segurança armada".

Por conta disso, ele registrou um boletim de ocorrência na Polícia Legislativa da Casa na última sexta-feira.

Já Contarato afirmou sofrer "muita pressão" e estar sendo ofendido moralmente. "São mensagens que visam que eu vote contra os projetos de decretos legislativos que suspendem as novas regras para porte e posse de armas, editadas pelo governo federal. Não vou recuar. Não me intimidam", declarou.

Os senadores Eduardo Girão (Podemos-CE) e Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB) também teriam sofrido ameaças. Todos eles votaram contra o decreto de armas na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), divulgou nota na qual diz ter recebido com "indignação" notícias de que senadores estão sendo ameaçados "por defenderem a derrubada do decreto de armas", e afirmou ainda que vai tomar "providências necessárias" para "garantir a proteção e a liberdade de expressão" de cada parlamentar.

Na próxima terça-feira, dia 18, o plenário do Senado vai analisar um parecer da CCJ que pede a suspensão do decreto de Bolsonaro que alterou as regras de uso de armas e de munições, facilitando o porte.

Este vídeo pode te interessar

Com a colaboração de Natalia Devens e informações do G1

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais