> >
Justiça livra João Coser e mantém condenação a ex-secretário

Justiça livra João Coser e mantém condenação a ex-secretário

Ex-prefeito de Vitória teve bloqueio de bens suspenso. Caso é de 2011, referente a processo de improbidade administrativa em desapropriação de área próxima à Ponte da Passagem

Publicado em 24 de agosto de 2019 às 15:31

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
João Coser foi inocentado. (Rafael Silva)

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) manteve, na última quarta-feira (14), uma decisão de primeira instância ao julgar improcedente ação de improbidade administrativa contra o ex-prefeito de Vitória João Coser (PT) e outros quatro réus envolvidos em uma espécie de desapropriação de área próxima à Ponte da Passagem, em Andorinhas.

Por unanimidade, os desembargadores federais também encerraram o bloqueio de bens que pesava contra quatro dos cinco réus e havia sido determinado pela 5ª Vara Federal Cível de Vitória. Por outro lado, o TRF manteve a condenação do ex-secretário de Obras Silvio Ramos, punido com multa e ordem para devolução de recursos. A defesa dele vai recorrer.

O processo é de 2011. Para obras na cidade, a prefeitura pagou cerca de R$ 7 milhões a título de indenização por um terreno que havia sido cedido ao município pela União e que vinha sendo explorado comercialmente há décadas por um empresário. A própria prefeitura cedera a ele a área de cerca de 18 mil metros quadrados, na década de 1980.

DECISÃO

A ação foi proposta inicialmente pelo Ministério Público Estadual. Em seguida, o Ministério Público Federal fez a adesão. A decisão desta quarta foi tomada em recurso apresentado pelos acusadores após o pleito contra os principais réus ser julgado improcedente pela primeira instância.

O acórdão da decisão ainda não foi publicado. O advogado que representou Coser, Márcio Cammarosano, comemorou a "vitória retumbante" na segunda instância da Justiça Federal. Ele também fez a defesa do ex-procurador-geral de Vitória Jader Guimarães, um dos processados no caso que também saiu isento.

"Era uma ação que não tinha a menor procedência, especialmente com relação ao ex-prefeito e ao ex-procurador, que se limitaram a praticar atos com estrita observância das normas que presidem o exercício das respectivas competências. Fez-se justiça", afirmou Cammarosano.

PROCESSO

O processo estava baseado em duas questões centrais: o terreno não seria da pessoa que acabou sendo indenizada pelo município e o valor dessa indenização teria sido alto demais. Três integrantes da família Siepierski também foram incluídos na ação. Agora, todos também foram absolvidos em segunda instância.

O único condenado é o ex-secretário de Obras Silvio Roberto Ramos. Ele teria sido o responsável por permitir a indenização em valor cerca de R$ 1 milhão superior ao que o terreno valia. O advogado dele, Gustavo Varella Cabral, considera que existe uma flagrante contradição do Judiciário.

Este vídeo pode te interessar

"O tribunal entendeu que não houve dolo, não mandou (os demais processados) devolver a parte que, em tese, esteja superfaturada. E como alguém vai ser condenado por parte que pagou a mais?", questionou Varella, que também deve ir ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais