> >
MPES investiga se servidor de deputado do ES era fantasma

MPES investiga se servidor de deputado do ES era fantasma

Funcionário de José Esmeraldo viajou para fora do Estado mesmo sem ter solicitado licença. Servidor confirmou a irregularidade

Publicado em 5 de agosto de 2019 às 18:58

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Na Assembleia Legislativa já existe praticamente uma solicitação de homenagem para cada um dos 365 dias do ano. (Marcelo Prest)

O Ministério Público Estadual (MPES), por meio da Promotoria de Justiça Cível de Vitória, tem um procedimento aberto para apurar o fato de um ex-servidor do deputado José Esmeraldo (MDB) ter passado dias em viagem fora do Estado, sem que estivesse de férias ou de licença das funções. O caso foi divulgado pelo Gazeta Online em maio deste ano.

Provocado por uma denúncia anônima, o MPES apura se houve improbidade administrativa e se o servidor em questão, José Carlos Mação, era fantasma. Também é apurado se o parlamentar foi beneficiado de alguma maneira ou se houve fraude em relatórios de atividades dos servidores, documentos que até então eram de produção obrigatória.

MPES investiga se servidor de deputado do ES era fantasma

O procedimento é do dia 20 de maio. Quatro dias antes, o Gazeta Online revelou que o funcionário de Esmeraldo fez duas viagens para Rondônia que duraram mais de um mês. Uma durou de meados de dezembro a 20 de janeiro. A outra foi em março. O servidor confirmou apenas a segunda como irregular.

Conforme o Gazeta Online publicou, o servidor foi desligado do gabinete no dia 5 de junho. Em documento, ele admitiu ter viajado enquanto deveria estar trabalhando, isentou o deputado e disse que vai devolver os recursos que recebeu indevidamente.

Este vídeo pode te interessar

No dia 15 de julho, o MPES enviou ofício ao gabinete do deputado José Esmeraldo e à Assembleia Legislativa com informações sobre a apuração. O deputado disse não coadunar com a prática e que tomou a decisão de demitir o funcionário assim que soube da irregularidade. 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais