> >
STJ nega habeas corpus a companheiro da prefeita de Kennedy

STJ nega habeas corpus a companheiro da prefeita de Kennedy

José Augusto de Paiva era secretário municipal de Desenvolvimento Econômico. A prefeita Amanda Quinta está afastada das funções e também segue presa

Publicado em 25 de agosto de 2019 às 17:23

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
José Augusto Paiva e a prefeita de Presidente Kennedy, Amanda Quinta Rangel, em julho de 2017. (Carlos Alberto Silva)

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou, nesta terça-feira (20), habeas corpus pedido pela defesa de José Augusto de Paiva, ex-secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Presidente Kennedy.

Companheiro da prefeita afastada - e também presa - Amanda Quinta (sem partido), Paiva foi preso junto com ela na Operação Rubi em 8 de maio. 

A operação, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao  Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público Estadual, apurou um esquema de fraude em licitações e pagamento de propina na cidade. Uma mochila com R$ 33 mil foi encontrada na casa de Amanda e José Augusto em meio a uma reunião flagrada pelos agentes. 

Quem comanda a cidade é o vice-prefeito, agora prefeito interino, Dorlei Fontão (PSD). O município é o que mais arrecada royalties do petróleo no Espírito Santo e vive às voltas com instabilidade política.   

Enquanto isso, José Augusto segue no Centro de Detenção Provisória de Viana 2. Amanda está no Centro Prisional Feminino de Cachoeiro de Itapemirim.

Este vídeo pode te interessar

O advogado Rodrigo Barcellos, que atua na defesa de José Augusto, ressalta que a decisão da Sexta Turma do STJ foi por 3 a 2. "E os votos favoráveis foram bem consistentes". Agora, pretende recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais