> >
Cartório é alvo de busca e apreensão no Espírito Santo

Cartório é alvo de busca e apreensão no Espírito Santo

Os mandados são cumpridos na sede do cartório Jabaquara, em Anchieta, Guarapari e em uma filial (sucursal) no Centro de Vila Velha

Publicado em 23 de setembro de 2019 às 12:54

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

Policiais do Núcleo de Repressão às Organizações Criminosas e à Corrupção (Nuroc) cumpriram, nesta segunda-feira (23), mandados de busca e apreensão em uma operação que investiga fraude em cartórios.

Os alvos foram a sede do cartório Jabaquara, em Anchieta, Guarapari, e em uma filial (sucursal) no Centro de Vila Velha. Também foram feitas buscas em residências dos proprietários e de funcionários. Ao todo, são cinco mandados de busca e apreensão. 

Cartório é alvo de busca e apreensão no Espírito Santo

Por volta das 7h30, policiais trouxeram um funcionário para abrir a unidade em Vila Velha. De lá, os policiais saíram com várias pastas de documentos e arquivos de mídias. A reportagem foi ao local também pela manhã, por voltas das 9h, mas estava fechado. O porteiro, que prefere não se identificar, informou que o cartório não funcionaria nesta segunda.

SEM AUTORIZAÇÃO PARA SUCURSAL

De acordo com as informações iniciais, a operação, denominada "Hemera", que na mitologia grega significa a deusa da mentira, acontece porque não existiria autorização para abrir essa sucursal investigada.

Procurada, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), informou que o Nuroc está prestando apoio a uma operação da Corregedoria-Geral de Justiça.

Já o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) destacou, por meio da assessoria de imprensa, que o inquérito policial está sob sigilo e que, por isso, não poderia prestar informações sobre o caso.

OUTRO LADO

A Gazeta ligou para o cartório em Anchieta. Uma mulher atendeu e, quando a reportagem se apresentou, ela disse que não tinha nada a declarar e desligou o telefone.

De acordo com o Justiça Aberta, no site do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o cartório Jabaquara, de registro civil e tabelionato, arrecadou R$ 1,9 milhão no segundo semestre no ano passado. Os dados do primeiro semestre deste ano ainda estão pendentes. 

 (Com colaboração de Letícia Gonçalves)

Este vídeo pode te interessar

 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais