> >
Decisão do STF não vai fazer delatores perderem benefícios

Decisão do STF não vai fazer delatores perderem benefícios

Entendimento que prevaleceu entre os ministros é o de que réus delatados têm o direito de falar por último nos processos em que também há réus delatores, o que deve afetar decisões da Lava Jato

Publicado em 27 de setembro de 2019 às 16:52

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Ministros em sessão do Supremo Tribunal Federal. (Nelson Jr/STF)

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que entendeu que a defesa dos delatados tem que se manifestar somente depois dos delatores não vai afetar os acordos de delação em si, conforme especialistas consultados por A Gazeta.

Ainda falta a modulação, ou seja, a definição de como o entendimento vai se dar na prática, se vai afetar condenações já definidas, como algumas da Operação Lava Jato, se vai alcançar somente decisões futuras ou se será caso a caso. 

Mas o acordo de delação em si, a decisão de apontar para outros culpados em troca de uma pena menor, não deve ser alterado. Isso porque as alegações finais, como o nome sugere, ocorrem somente na fase final do processo.

CONTRATO

Há quem argumente até que essa parte não diz respeito à produção de provas e que, por isso, quem fala depois e quem fala antes - se o réu delatado ou o réu delator - não faz tanta diferença para a preservação do princípio do contraditório. Mas também há quem discorde, a exemplo da maioria dos ministros do Supremo.

De qualquer forma, mesmo que condenações sejam anuladas, os delatores não vão perder os benefícios adquiridos, como penas menores e prisões domiciliares. "No instituto da delação em si não faz diferença. A obrigação do delator é entregar as provas, as informações que ele tem. Ele não tem comprometimento com o final do processo. Ele não precisa que o delatado seja condenado", destaca o Yuri Sahione, especialista em Direito e Processo Penal.

"A anulação de processos não influencia o cumprimento do combinado. A delação premiada é um contrato, nenhum direito contratado pelo delator é influenciado por essa decisão do STF. Só afeta a efetividade das sentenças já proferidas", complementa.

ORDEM CRONOLÓGICA

"Se a partir de agora a delação exige que o delatado sempre se pronuncie por último, você tem um impacto nela. Vai impactar um aspecto dela que é a ordem cronológica de defesa", pontua o professor de Direito Penal e Constitucional da Ufes Ricardo Gueiros.

PARIDADE

O motivo de o STF ter adotado o entendimento é garantir que o réu delatado possa se defender de todas as acusações, inclusive nas que estejam nas alegações finais do réu delator. 

Este vídeo pode te interessar

"A defesa não pode ser surpreendida em relação a fatos que venham a ser trazidos pelo delator. É o princípio do contraditório. A defesa se defende de tudo aquilo que foi falado pela acusação. É questão de paridade de armas. A acusação fala e a defesa traz argumentos contrários em relação à acusação", afirma Edson Knippel, doutor em Direito e Processo Penal.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais