> >
Eleitores de Cachoeiro fazem cadastramento biométrico

Eleitores de Cachoeiro fazem cadastramento biométrico

Só no primeiro dia, o Cartório Eleitoral atendeu cerca de 750 pessoas

Publicado em 25 de setembro de 2019 às 08:28

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

Desde o dia 18 deste mês, os eleitores de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado, foram convocados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) para o cadastramento biométrico. Só no primeiro dia, o Cartório Eleitoral atendeu cerca de 750 pessoas.

De acordo com TRE-ES, o objetivo do cadastramento é tornar mais segura a identificação do eleitor na hora do voto e o prazo final para o cadastro é dia 29 de novembro deste ano. O cartório, em Cachoeiro, está trabalhando em horário especial, das 09h às 18h, inclusive aos sábados.

No entanto, quem procurou o local nesta terça-feira (24) pela manhã não conseguiu o atendimento. O sistema usado pelo cartório estava fora do ar, e os eleitores aguardaram em fila na calçada. O cartório informou que na segunda-feira (23) foi feita uma manutenção e desde então, o funcionamento ficou interrompido.

Por causa do problema, o Tribunal Superior Eleitoral orientou que os eleitores procurassem o cartório eleitoral a partir desta quarta-feira (25), mas na tarde de terça o funcionamento foi normalizado.

Para o cadastramento, os eleitores precisam levar documento oficial com foto, título de eleitor e comprovante de residência recente. Quem não se apresentar no cartório, terá o título cancelado e não poderá ocupar cargos públicos e renovar passaporte.

Em todo o estado do Espírito Santo, 48,36% dos eleitores já fizeram o recadastramento, sendo trinta e oito municípios totalmente revisados. No município de Cachoeiro, existem 136.907 eleitores e até junho deste ano, 33.598 já haviam procurado voluntariamente o cartório para a biometria.

O QUE É A BIOMETRIA?

Este vídeo pode te interessar

A Biometria é uma tecnologia que permite identificar o cidadão, de modo seguro e eficaz, por meio das impressões digitais, da fotografia e de sua assinatura. No momento da votação, o reconhecimento das digitais ocorre por meio de leitor biométrico acoplado ao terminal do mesário. Como as digitais são únicas em cada indivíduo, ela oferece a garantia de que quem está votando é realmente o titular do voto.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais