> >
Jaqueline Moraes assume comando do governo do ES por uma semana

Jaqueline Moraes assume comando do governo do ES por uma semana

Vice-governadora tomou posse no lugar do governador Renato Casagrande (PSB), que fará uma viagem à Itália. Ela é a primeira mulher a estar no posto no Espírito Santo

Publicado em 20 de setembro de 2019 às 14:49

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

A vice-governadora Jaqueline Moraes (PSB) tomou posse nesta sexta-feira (20), em substituição ao governador Renato Casagrande (PSB), que fará viagem à Itália. Ela fica no comando do Estado por uma semana, até o dia 27 de setembro.

Aspas de citação

Não é a vitória da Jaqueline, mas de todas as mulheres. As mulheres podem ocupar o espaço que quiserem. Que o legado das mulheres, dos negros, seja esse.

Jaqueline Moraes, em entrevista
Aspas de citação

Jaqueline é a primeira mulher a assumir o cargo de governadora do Espírito Santo ao menos  desde a Proclamação da República, em 1889, há 130 anos.

Na cerimônia de transmissão do cargo, Casagrande anunciou que fará uma nova viagem internacional em novembro, a Portugal.

Renato Casagrande passa comando do Estado à Jaqueline Moraes. (Ricardo Medeiros)

Na ocasião, o Poder Executivo do Estado, mais uma vez, estará sob responsabilidade de Jaqueline. "Não trabalha muito não, vai com calma, que é para não cansar", brincou Casagrande.

Inicialmente, a cerimônia ocorreria no gabinete do governador, no Palácio Anchieta. Mas a presença de apoiadores e convidados fez o evento ser transferido para o salão São Tiago.

Aspas de citação

É um momento histórico. É a primeira vez. As mulheres precisam dessa representatividade. Não só elas, mas os negros. Precisam ocupar os espaços de fala, de poder, de decisão. Nossa sociedade precisa ser mais justa e mais equilibrada.

Jaqueline Moraes, em entrevista
Aspas de citação

DISCURSO

Embora a espontaneidade seja predominante nos discursos de Jaqueline, a mensagem que ela levou à posse foi colocada no papel. E algumas das linhas usadas por ela no conteúdo começaram a ser redigidas ainda três dias antes de ser convidada por Casagrande para concorrer como vice.

Na mensagem, ode a mulheres que se destacaram na história capixaba, como Luiza Grimaldi, Maria Ortiz e Judith Leão Castello Ribeiro. "Ao citar as mulheres, lembro um pouco da minha trajetória de vida. E quando penso... meu Deus! Agradeço a Ele todos os dias por ter me concedido a oportunidade de, junto com a população do Espírito Santo, escrever mais um capítulo da história", disse.

As menções especiais à família, por conta da compreensão pelos períodos de ausência, forçaram Jaqueline a segurar as lágrimas. Outro ponto de destaque do discurso foi a reafirmação de total lealdade ao governador Casagrande.

Para a governadora interina, o "maestro Casagrande" teve a sensibilidade de perceber a "invisibilidade feminina, tanto na política como na sociedade" para trazer as mulheres "para o centro do poder no Estado do Espírito Santo".

MEDIDAS

A primeira medida concreta a ser tomada pela governadora é assinar um decreto que cria o observatório de políticas públicas para as mulheres, em parceria com o Instituto Jones dos Santos Neves e secretarias.

Jaqueline explicou que o observatório terá como objetivo reunir mais informações sobre as condições das mulheres do Estado, para além daqueles que dizem respeito à violência. O plano é buscar, por exemplo, informações sobre a saúde das mulheres e sobre empreendedorismo feminino.

Nos sete dias de interinidade, agendas de entregas nas cidades do interior também estão previstas. 

Este vídeo pode te interessar

 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais