Notícia

Parque Forno Grande em Castelo será fechado por tempo indeterminado

Depois de Pedra Azul, parque estadual Forno Grande estará fechado para visitação por risco de incêndios

A partir deste sábado (17), o Parque Estadual Forno Grande, localizado em Castelo, no Sul do Estado, estará fechado para visitação. A determinação do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) esclarece que a medida é por tempo indeterminado. A medida é para garantir a conservação e a segurança dos visitantes, prevenindo acidentes e incêndios.

Depois do parque estadual de Pedra Azul, que fechou a visitação no final do mês de agosto pelo mesmo motivo, o Iema tomou a decisão também para o parque de Castelo. Segundo o órgão, a medida é necessária devido às condições apresentadas na unidade por conta do longo período de estiagem.

A interdição será por tempo indeterminado. A captação de água feita no local também está prejudica, pois as duas nascentes secaram.

O Parque Forno Grande, que só recebe visitas agendadas, reabriu em julho deste ano e passou a receber uma média de 200 visitantes por mês. No mês de abril, o local foi fechado em consequência da reforma de suas estruturas: centro de visitantes, administração, alojamento, laboratório de pesquisa, trilhas e sinalização.

Ver comentários