> >
Criança de 2 anos é internada com suspeita de gripe H1N1 em Cachoeiro

Criança de 2 anos é internada com suspeita de gripe H1N1 em Cachoeiro

Menino está internado em uma área isolada do Hospital Infantil São Francisco de Assis desde a última sexta-feira

Publicado em 12 de março de 2018 às 20:12

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Fachada do Hospital Infantil de Cachoeiro, onde bebê está internado. (Beatriz Caliman)

Um menino de dois anos está internado no Hospital Infantil São Francisco de Assis (Hifa), em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado. A suspeita é de que ele tenha sido infectado pela gripe H1N1, mais conhecida como gripe suína.

De acordo com a assessoria do hospital, a criança está internada desde a última sexta-feira (10), em um setor isolado de outros pacientes, como manda o protocolo nesses casos. A criança chegou com um quadro de gripe muito grave, com sintomas que incluíam sangramento, dificuldade de respirar, muita febre, tosse, calafrios e dores no corpo.

O H1N1 é um um tipo de gripe, porém mais severo, que pode matar se não for diagnosticado a tempo. A forma de contágio é a mesma de uma gripe comum. A coleta do material para análise foi feita e enviada para o laboratório em Vitória. O resultado deve sair em até três dias.

A gripe H1N1 fez muitas vítimas em 2016 no Estado. Foram 201 casos e 45 mortes. Em 2017 e este ano, até agora, não há nenhuma caso confirmado da doença no Espírito Santo.

SECRETARIA DE SAÚDE

A Secretaria de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim informou poe meio de nota que acompanha o caso. Nesta terça-feira (13), a Vigilância Epidemiológica vai na creche onde a criança estuda e na casa da família.

ORIENTAÇÕES

Os sintomas da gripe H1N1 são febre alta e súbita, tosse, dor de garganta, dor co corpo, nas articulações e na cabeça. E um sintoma que chama a atenção é a falta de ar e o cansaço excessivo. Como a forma de contágio é a mesma da gripe comum, é importante lavar sempre as mãos e tomar cuidado ao ficar em ambientes fechados.

Este vídeo pode te interessar

Com informações de Marla Bermudes/TV Gazeta Sul

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais