> >
Hospital de Atílio Vivácqua volta a atender pacientes

Hospital de Atílio Vivácqua volta a atender pacientes

Os casos mais urgentes são encaminhados para hospitais da região

Publicado em 21 de maio de 2018 às 22:32

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Único hospital de Atílio Vivácqua é fechado. (Internauta Izabel Cristina Souza )

Três dias após o fechamento do Hospital Comunitário Doutora Andrea Canziam Lopes, o único de Atílio Vivácqua, no Sul do Estado, o atendimento volta ao normal. A instituição era administrada pelo Hospital Infantil São Francisco de Assis, mas a prefeitura rescindiu o contrato na última semana com o Hifa, reassumindo toda administração.

O Hifa administrava o hospital desde junho de 2016 e a prefeitura repassaria R$ 300 mil/mês para cobrir os gastos. De acordo com a prefeitura, houve problema na prestação de contas e por isso o valor do convênio referente a janeiro e fevereiro deste ano não foi pago, fazendo com que os atendimentos básicos fossem suspensos na última semana.

O aposentado José Herculano está com uma gripe insistente. Ele procurou o hospital nesta segunda-feira (21) e conseguiu ser atendido. “Peguei a receita e já fui pegar o remédio”, disse.

A recepção está em ordem, atendimentos sendo realizados, farmácia cheia. A dona de casa Lucimar Machado está no hospital desde o último sábado (19) para acompanhar a filha que está fazendo um tratamento. “Porque ela começou a ter uma crise sábado. Ai estava tomando remédio, antibiótico e tive que vim aplicar aqui”, contou.

Situação bem diferente da última sexta-feira (20), quando os moradores foram surpreendidos com a suspensão dos atendimentos. A instituição contratada para administrar o local, retirou equipamentos e medicamentos da unidade. A prefeitura garantiu que restabeleceria os atendimentos em até 72 horas.

Aproximadamente 12 horas depois do ocorrido, os atendimentos e boa parte da estrutura, já haviam voltado a funcionar. A prefeitura entrou com uma ação cautelar e conseguiu que os equipamentos que estavam sendo retirados, voltassem pra dentro do hospital.“Foi justo, porque nós entendemos e sabemos que todo aquele equipamento, praticamente, eu diria que 99% daquele equipamento e medicamento pertence ao município”, garantiu o prefeito Josemar Machado.

Mas para o Hospital Infantil, o caso está apenas no começo. Eles querem receber o que a prefeitura deve: R$ 700 mil reais mais as correções, segundo o advogado da instituição Jefferson Barbosa. “O Hospital tem o direito de cobrar aquilo que lhe é devido, o que o município foi pedir uma cautela provisória antecedente. Isso não retira o direito e nem concede direito ao município, porque os bens são de direito do hospital”.

Este vídeo pode te interessar

Por enquanto, pacientes que precisam de internação estão sendo remanejados para outros municípios. A cozinha do local ainda não voltou a funcionar, mas o setor de urgência e emergência está equipado.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais