> >
Cachoeiro pretende vacinar 95% do público-alvo contra sarampo

Cachoeiro pretende vacinar 95% do público-alvo contra sarampo

A doença, que já estava erradicada no país, foi registrada em seis estados brasileiros

Publicado em 20 de julho de 2018 às 16:24

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Apenas em caso de surto, vacina pode ser aplicada antes dos nove meses de vida. (Arquivo)

A Secretaria Municipal de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado, pretende vacinar 95% do publico-alvo contra o sarampo até o final deste ano. Adultos e crianças com idades entre um e cinco anos devem procurar os postos de saúde do município para atualizar o cartão. A doença, que já estava erradicada no país, foi registrada em seis estados brasileiros.

A tríplice viral protege contra a rubéola, caxumba e sarampo. A última doença tem deixado o Estado do Espírito Santo em alerta, isso porque a doença já atinge Amazonas, Roraima, Rondônia, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande Do Sul. Há um risco iminente dessa doença chegar ao Estado se a cobertura vacinal não atingir 95% do público alvo.

A recomendação é de que as crianças devem receber duas doses, mas os adultos também devem ser vacinados, de acordo com a gerente de política de saúde Marusca Mesquita. “A vacina de Sarampo é oferecida pelo SUA com um ano de idade. A criança fez um ano, vai tomar a primeira dose de tríplice viral - contra sarampo, caxumba e rubéola. Com um ano e três meses vai tomar a segunda dose de tríplice viral".

Em 2017, 86% do público-alvo foi vacinado contra o sarampo no Espírito Santo. Já em Cachoeiro de Itapemirim, a cobertura foi de 99%. Esse ano a cidade pretende atingir a meta nacional. “Até a presente data, a cobertura da primeira dose de tríplice viral é de 91% e a cobertura de segunda dose está em 65%. Nós temos até o final do ano inteiro para conseguir 95%, que é o preconizado pelo Ministério da Saúde”, explicou Marusca.

O médico Adriano Munhões Martins explica a importância da vacinação contra o Sarampo. “Principalmente para as crianças e idosos e pessoas que tem alguma doença no sistema imunológico, o sarampo pode se tornar uma doença grave que, em alguns casos, pode levar à morte”, disse.

Martins ainda disse que o vírus que está circulando no país foi transportado por imigrantes. “Agora estamos tendo muita entrada de imigrantes em nosso país, eles trouxeram o vírus. Foram feitos exames, que comprovaram que o vírus que está provocando essa nova crise de sarampo no Brasil não é o vírus daqui, é o vírus que está circulante no resto da América Latina e em alguns países da Europa”, finalizou.

A campanha de vacinação acontece em agosto, mas o dia D em Cachoeiro de Itapemirim, será no dia 18 de agosto em todas as unidades de saúde.

 

Este vídeo pode te interessar

 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais