> >
Erosão avança e preocupa moradores de Itapemirim

Erosão avança e preocupa moradores de Itapemirim

Ao longo do Litoral Sul, os moradores de Marataízes, Anchieta e Piúma também amargam há anos com as consequências do problema

Publicado em 6 de agosto de 2018 às 20:33

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

Não tem data para sair do papel, nem se sabe o que será feito, mas a Praia de Itaoca, em Itapemirim, Litoral no Sul do Estado, receberá obra de revitalização, segundo a prefeitura. Os moradores estão preocupados com a erosão marítima, que avança a cada estação.

Erosão na rua Feliciano Ferreira, em Itaóca. (Yasmin Hartman)

A moradora Yasmin Hartman mora bem em frente ao problema. Em outubro do ano passado, conta ela, a erosão começou e a prefeitura colocou sacos de areia para conter o avanço do mar. Mas pouco adiantou. “Com a chuva que deu semana passada, a erosão voltou e os guardas municipais até colocaram faixas de atenção para pedestres e carros, pois chegou na pista”, conta a moradora.

Manilha ficou exposta na Praia de Itaóca, na última semana, com a erosão. (/Redes Sociais)

Numa tentativa de devolver a vegetação de restinga que existia no local, os moradores e guarda-vidas fizeram, recentemente, o plantio de mudas. “Estamos abandonados. A sensação é de tristeza. Eles tinham que aproveitar a maré baixa para fazer algo. Dá medo. Antes a gente cansava de andar para chegar ao mar. Hoje, você dá três passos e chega na água”, revela Hartman.

Questionados sobre o problema, a Prefeitura de Itapemirim diz que continua monitorando e trabalhando em todos os sentidos que os órgãos ambientais permitem. Afirma que, enquanto isso, prossegue com os trâmites para obra definitiva de urbanização. O balneário, segundo a prefeitura, recebeu na semana passada a visita da Marinha do Brasil para avaliar os impactos. Em 30 dias, devem emitir laudo sobre a obra.

LITORAL SUL

Não é somente Itapemirim que enfrenta problemas com erosões. Ao longo do Litoral Sul, os moradores de Marataízes, Anchieta e Piúma também amargam há anos com as consequências do problema.

Erosão em Lagoa Funda, Marataízes . (Andrade Ribeiro/Tv Gazeta Sul)

Em Lagoa Funda, bairro de Marataízes, obras paliativas com paredões de pedra e terra são feitas há mais de três anos, com pouco sucesso. Os quiosques e parte de uma rua da orla foram engolidos pela força do mar. Por lá, a prefeitura de Marataízes diz que vai estudar esses pontos para tomar as providências até o verão. Por enquanto, não há previsão de obra definitiva.

A praia de Castelhanos, em Anchieta, é mais uma da região afetada. A prefeitura abriu licitação para a realização de três obras com um investimento de R$ 3,5 milhões. O recurso inicial em parceria com o Governo do Estado é de R$ 2,736 milhões. A previsão é que a obra seja concluída até o final do ano.

Em Piúma, o problema é em cerca de 500 metros da Avenida Beira Mar, que passou a ser de mão única por conta do avanço da erosão. O município decretou situação de emergência no dia 19 de abril e, com o Estado, está em licitação para contratação de empresa elaboração de projeto da restauração da praia. 

Este vídeo pode te interessar

Destruição provocada pelo mar na orla de Piúma. (Carlos Alberto Silva)

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais