> >
Mortes de cães e gatos assustam moradores de Iriri

Mortes de cães e gatos assustam moradores de Iriri

Em apenas 10 dias, 25 animais foram vítimas

Publicado em 28 de setembro de 2018 às 15:01

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
A aposentada Mércia Braga está assustada, ela tem duas cadelas da raça Chau Chau. (Reprodução - Tv Gazeta Sul)

Moradores do balneário de Iriri, em Anchieta, no Litoral Sul, estão assustados com a morte e o desaparecimento de cães e gatos. Em apenas 10 dias, 25 animais foram vítimas. Um deles corre risco de ficar paralítico. A suspeita é de que eles estão sendo envenenados com chumbinho.

A comerciante Maria Luiza tem uma cadela, a Madonna, que está internada em estado grave. “Ela teve várias convulsões. Ela corre o risco de ficar paralítica das partes traseiras e eu espero que não aconteça. Ela continua internada. Por enquanto, a gente ainda não sabe que tipo de veneno que é usado, mas a gente acredita que normalmente é chumbinho, aquele veneno para matar rato ”, contou.

A maioria das mortes e desaparecimentos foi registrada na região central de Iriri. O radialista Marcos Vilhena está preocupado com a situação. “Nós temos aqui no balneário de Iriri alguns cachorros soltos, que as pessoas abandonam. Eu cuido dos animais e aí tem pessoas que não gostam desse tipo de ação. Ficam com raiva da gente, que alimenta os animais, e vão descontar em cima dos animais”, disse.

A aposentada Mércia Braga está assustada. Ela tem duas cadelas da raça raça Chow Chow, uma de 12 e outras de nove anos. As duas não saem da coleira, o medo é muito grande até de sair com os animais e acontecer alguma coisa com eles. “O passeio das cachorras mudou totalmente, a gente agora traz eles mais controlados. Antes elas passeavam na orla sozinha".

Matar e maltratar animais é crime. Se a morte for causada por envenenamento, a pena prevista para os envolvidos é de prisão de três meses a um ano. Além do pagamento de multa. 

POLÍCIA CIVIL

Este vídeo pode te interessar

A Polícia Civil disse que, quem tem animal e passou por essa situação, precisa registrar a ocorrência. Em relação à suspeita do uso de chumbinho, as pessoas também precisam denunciar na Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone: (28) 3536-1867. E quem quiser denunciar a loja ou estabelecimento que está vendendo chumbinho, não precisa se identificar. Vender chumbinho é crime.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais