> >
Famílias celebram centenário de pé de jabuticaba em Vargem Alta

Famílias celebram centenário de pé de jabuticaba em Vargem Alta

A semente da árvore veio de São Paulo em 1918 e, até hoje, a jabuticabeira dá frutos. Mudas originárias dela se espalharam para diversas propriedades da região

Publicado em 27 de novembro de 2018 às 17:54

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Famílias se reúnem para celebrar 100 anos de pé de jabuticaba em Vargem Alta . (Foto leitor - Paulo Pedruzzi)

Duas famílias se reuniram para comemorar o centenário de uma jabuticabeira na localidade de Fruteiras, zona rural de Vargem Alta, na Região Serrana. O encontro das famílias Pedruzzi e Grilo aconteceu no último sábado (24) e reuniu cerca de 80 pessoas. A semente da árvore veio de São Paulo em 1918 e, até hoje, a jabuticabeira dá frutos. Mudas originárias dela se espalharam para diversas propriedades da região.

O caminhoneiro Paulo Pedruzzi, de 33 anos, contou que tudo começou em 1918 quando o produtor rural Oriente Grilo foi visitar um familiar em São Paulo. "Ele chupou a jabuticaba, que era graúda, guardou a semente no bolso e, quando voltou para Vargem Alta, plantou a semente em seu terreno. Ele não se lembrava o dia e o mês, somente o ano”, contou.

FRUTA GRAÚDA

Esta história foi passando de geração em geração. Em 1951 o sítio foi adquirido pelo bisavô de Paulo, o senhor Rodolpho Luciano Pedruzzi, que já faleceu. A tradição de cultivar o pé de jabuticaba continuou com a família Pedruzzi. “Todo ano ela produz muito, a colheita terminou em novembro. A fruta é sempre graúda, no mesmo padrão desde que foi plantada. O meu tio cultiva ela com agrotóxicos naturais, faz a poda. E as sementes e mudas foram distribuídas para as pessoas da comunidade. Hoje a jabuticabeira tem cerca de 15 metros e ela produz muito, a colheita terminou agora”, revelou.

A festa para comemorar o centenário da jabuticabeira foi no último sábado, e segundo Paulo, a confraternização começou ao meio-dia e só terminou à meia-noite.

Este vídeo pode te interessar

 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais