> >
Prefeitura de Venda Nova pede atenção para casos de parvovirose

Prefeitura de Venda Nova pede atenção para casos de parvovirose

Segundo secretaria de saúde, quatro casos da virose foram confirmados

Publicado em 12 de novembro de 2018 às 21:53

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Venda Nova do Imigrante . (Reprodução/Governo do Estado)

A prefeitura de

, na Região Serrana do Estado, pediu atenção das unidades de educação para monitorar possíveis casos de parvovirose. A doença transmitida por vírus, segundo a secretaria municipal de Saúde, não oferece riscos consideráveis à população, exceto, ao grupo das gestantes – e dos bebês em gestação.

Quatro casos, de acordo o município, já foram confirmados. A doença infecciosa aguda é transmitida pela tose, espirro, fala ou respiração. Por conta disso, o ofício foi divulgado em escolas municipais, estaduais, particulares, faculdades e Apae na cidade.

No documento, a prefeitura orienta que os gestores das unidades devem anotar o nome das pessoas que apresentarem sintomas da doença para a vigilância.

Segundo a Vigilância em Saúde de gestantes e bebês em gestação, é o grupo mais vulnerável à doença. Quando descoberta, o corpo é capaz de reagir e combater a doença, restando apenas o tratamento dos sintomas, como febre baixa (37,8 ºC à 38,5 ºC) e manchas avermelhadas no corpo.

O período de transmissão da doença acontece de quatro a seis dias antes dos primeiros sintomas aparecerem. O isolamento das pessoas doentes não é necessário, segundo a secretaria de Saúde, exceto de casos hospitalizados.

Este vídeo pode te interessar

A prefeitura ressaltou ainda que o comunicado teve caráter de vigilância e que não está diante de um surto da doença. “A lavagem das mãos é, sem dúvida, a rotina mais simples, mais eficaz, e de maior importância na prevenção e controle da disseminação de infecções, devendo ser praticada por toda equipe, sempre ao iniciar e ao término de uma tarefa”, explicou a coordenadora da Vigilância em Saúde, Camila Mauro Zandonadi.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais