> >
Vídeo: redemoinho de fogo é registrado em Cachoeiro de Itapemirim

Vídeo: redemoinho de fogo é registrado em Cachoeiro de Itapemirim

"Misericórdia. Olha só. Deus me livre. Isso é fogo, gente", disse o produtor assustado próximo ao curral

Publicado em 5 de fevereiro de 2019 às 20:56

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

Uma cena curiosa chamou a atenção do produtor José Alberto Louzada, que mora no interior de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado. Depois de um incêndio no pasto, um redemoinho de fogo e fumaça se formou.

Louzada, que é produtor da localidade de Duas Barras, filmou o fenômeno na manhã desta segunda-feira (04) na propriedade dele. Ele conta que o fogo tinha começado no domingo e terminou nesta segunda-feira (4), pela manhã.

Quando ele foi ver o que o fogo tinha danificado, foi surpreendido. “Misericórdia. Olha só. Deus me livre. Isso é fogo, gente”, disse o produtor assustado próximo ao curral.

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) explicou que o redemoinho ocorre quando há um aquecimento muito forte em uma determinada área. O calor é transferido para a parcela de ar que estava acima do chão e, assim, o redemoinho pode atingir até 10 metros de altura.

Neste caso, diz o órgão, trata-se de um fenômeno chamado de cisalhamento dos ventos. Em outras palavras, é um turbilhão de ventos provocado pelo aquecimento diferencial da superfície do solo (em razão do incêndio), o que provoca movimentos circulares ascendentes.

Este vídeo pode te interessar

 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais