> >
Idosa com Alzheimer passa mais de 12 horas desaparecida em Mimoso do Sul

Idosa com Alzheimer passa mais de 12 horas desaparecida em Mimoso do Sul

Familiares e amigos se mobilizaram na busca

Publicado em 7 de junho de 2019 às 15:09

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Idosa com Alzheimer passa mais de 12 horas desaparecida em Mimoso do Sul. (Arquivo Pessoal)

Os familiares e amigos da dona Sebastiana Pavão, de 70 anos, moradora de Mimoso do Sul, no Sul do Estado, passaram momentos de angústia entre as 17h30 desta quinta (06) até as 7h40 desta sexta-feira (07). Tiana, como é conhecida, saiu de casa à tarde e não conseguiu voltar.

O filho dela, Klisthian Pavão, disse que apesar de já ser diagnosticada com Alzheimer, ela ainda conseguia realizar atividades simples no bairro. “Ela só repetia alguns assuntos e esquecia poucas coisas, mas continuava indo à padaria e igreja sem nenhum problema.”

O marido, que estava em casa com ela, contou que dormiu à tarde e, quando acordou, não a encontrou. A família começou a procurá-la, mas sem sucesso. Resolveram espalhar a notícia do desaparecimento entre os amigos. “Como não conseguimos nenhuma informação, por volta das 20h, mobilizamos todo mundo pelas redes sociais”, explica Klisthian.

O filho contou ainda que as informações começaram a chegar quando tiveram a ideia de solicitar as imagens registradas pelas câmeras dos comércios. “Em algumas imagens vimos ela passando pelas ruas, mas ainda não tínhamos nenhuma noção de onde ela poderia estar.”

Local onde D. Sebastiana foi encontrada. (Arquivo Pessoal)

A noção da localização só veio de madrugada quando a família conseguiu as imagens de um armazém de banana. “Eles abriram às 3h para nos mostrar as imagens da câmera e deu pra ver ela passando pela estrada”, disse Klisthian.

E a boa notícia só chegou às 7h40 desta sexta, quando um comerciante, que tem um sítio na região onde eles suspeitavam da localização dela, foi ao local. “Ela estava caminhando, mas estamos achando que ela dormiu no mato, porque estava com carrapichos até no cabelo”, contou Klisthian.

Para a família, foi um verdadeiro milagre que ela esteja bem. “Ela estava a cerca de 10 km de casa e foi uma noite muito fria. A madrugada chegou a marcar 13º C em Mimoso. Nós que estávamos na procura dela não aguentamos ficar sem roupas de frio e ela estava somente de roupa de caminhada e ainda foi encontrada sem o tênis.”

Klisthian ressaltou que o envolvimento de toda a comunidade foi muito importante para a família. “Tínhamos cerca de 40 pessoas nas buscas e mais um grupo intercedendo por ela. Foi muito gratificante ver toda essa unidade. Todo mundo abraçou o caso.”

Este vídeo pode te interessar

Dona Sebastiana já faz tratamento de Alzheimer e agora ficará monitorada 24 horas para evitar novos incidentes. “Nunca tinha acontecido algo parecido antes. Agora ela ficará com acompanhamento em tempo integral”, explica o filho.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais