> >
Produtor do ES cria máquina que reduz custos no cultivo de pimenta

Produtor do ES cria máquina que reduz custos no cultivo de pimenta

Edson Luiz Vittoraci, 64 anos, possui dois mil pés de pimenta. Antes, eram necessárias 20 pessoas para colheita de cada tonelada. Com a máquina, número caiu para seis trabalhadores

Publicado em 6 de junho de 2019 às 20:32

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Edson Luiz Vittoraci, 64, fabricou engenhoca para extração de pimenta rosa em Anchieta . (Prefeitura Municipal de Anchieta)

Na intenção de diminuir os custos na lavoura com mão de obra na hora da colheita, um produtor do interior de Anchieta, Litoral Sul do Estado, criou uma máquina para substituir parte do trabalho manual da extração dos frutos da aroeira — a pimenta rosa.

Como a produção é frágil e no mercado o produtor Edson Luiz Vittoraci, 64 anos, não encontrou um equipamento para o serviço, ele produziu uma solução com as próprias mãos.

Edson possui cerca de 2 mil pés de aroeira em sua propriedade, na localidade rural de São Mateus, a 16 quilômetros da sede de Anchieta.

Para a colheita, conta ele, eram necessárias contratar até 20 pessoas para cada tonelada do fruto. Com a máquina, essa quantidade cai para apenas seis pessoas e reduz custos em 30%.

“Só existe máquina para colher o cachinho da aroeira e dá muito trabalho. Do jeito que fiz, não existe uma que consiga bater sem quebrar os frutos. Agora, estou começando a fazer uma definitiva, maior, mais eficiente para o ano que vem”, conta Edson.

DA IDEIA À CRIAÇÃO

Com madeiras e materiais que já tinha em casa, o produtor fez o projeto e colocou em prática sozinho. “Fui pesquisando e no início do ano projetei a máquina. Só usei materiais que eu tinha em casa para onerar menos. Agora, depois que o protótipo deu certo, vou fazer uma de ferro, aço. Eu mesmo faço tudo. Projeto, corto, soldo, tudo que for preciso eu que faço”, conta com orgulho.

A ideia fez sucesso na região. Tanto, que o Edson já recebeu o pedido para fabricar duas máquinas extratoras de pimenta rosa. As mudas de aroeira foram adquiridas na Região Norte e já é a segunda colheita dos grãos na propriedade, que além de pimenta, produz banana, cacau e até seringueira.

OUTRAS INVENÇÕES

Edson também é conhecido por construir, inventar e adaptar. Mais jovem, chegou a construir sozinho dois pequenos barcos. Mas, atualmente, as criações são também voltadas para o negócio da família – uma fábrica de chocolates artesanal.

Para o empreendimento, ele produziu um equipamento para transformar as amêndoas do cacau em chocolate, um forno e até moinho. Tudo é usado no processamento dos grãos do cacau.

“Adaptei também uma máquina para fechar embalagens e está funcionando. Sou um agricultor que procura inventar alguma coisa que melhore o trabalho. Um amigo brinca que o meu problema é que tudo que eu quero, pego e faço em vez de comprar. Esse é meu problema”, finalizou, aos risos.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais