> >
Rio Novo do Sul comemora São João com fogueira gigante

Rio Novo do Sul comemora São João com fogueira gigante

Festa, no Sul do Espírito Santo, começou com fogueira de sete metros. Este ano chegou a marca de 21 metros

Publicado em 21 de junho de 2019 às 21:58

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

Uma fogueira gigante, de 21 metros, será acessa na noite deste sábado (22), na comunidade de Cachoeirinha, em Rio Novo do Sul, no Sul do Estado. Ela é feita há seis anos por um morador do local em comemoração ao dia de São João, celebrado na segunda-feira (24).

Segundo a moradora Elidiani Souza Perim, a fogueira é confeccionada pelo senhor Zezé Fachim e seus ajudantes. Para este ano, foram necessários três dias de trabalho para a montagem e dez para reunir toda a lenha.

A tradição dura seis anos. Na primeira fogueira, chegaram aos 7 metros, a segunda aos 10 metros, nos anos seguintes mediram 12, 14 e 16 metros. A fogueira está montada na igreja da comunidade, que tem como padroeiro São João Batista. A festa começa nesta sexta e vai até segunda.

Este vídeo pode te interessar

Fogueira gigante da festa junina em homenagem a São João, de Rio Novo do Sul. Artefato durou três dias para ficar pronto. (Elidiani Souza Perim)

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais