> >
Capixaba constrói réplica de calhambeque e faz sucesso em Itapemirim

Capixaba constrói réplica de calhambeque e faz sucesso em Itapemirim

O Ford 1929 foi um dos maiores sucessos mundiais. No Brasil, inspirou até Roberto Carlos, nos anos 1960, a compor a canção "O Calhambeque"

Publicado em 16 de julho de 2019 às 22:34

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Adalberto Rocha conta que tem amor pelo modelo. (José Rubens Brumana)

Sem dinheiro para adquirir um antigo carro clássico, um capoteiro de 66 anos, em Itapemirim, no Litoral Sul do Estado, fã dos calhambeques, resolveu fazer o seu próprio item de coleção. Há seis meses, Adalberto Rocha se dedica na fabricação da réplica do modelo Ford 1929. O veículo deve ficar pronto para o próximo verão.

O motor vem de um Chevrolet Chevette, as tampas dianteiras são tipo "borboleta", como se fosse o original. Na semana passada, a caranga ganhou as lanternas. “Agora falta estofamento e os faróis que ainda não foram comprados”, conta o capoteiro, orgulhoso da reprodução que já chama a atenção por onde passa.

Aspas de citação

Chama atenção nas ruas do bairro, as pessoas ficam curiosas. No verão, tiro onda com ele, mesmo não estando totalmente pronto

Adalberto Rocha
Aspas de citação

A produção não é a primeira feita pelas mãos do capoteiro e restaurador de móveis antigos. Há quase uma década ele fez outro Ford 29, mas acabou vendendo pra um morador de Piúma pois precisava do dinheiro. O carro custou R$ 5 mil e conseguiu o dobro na venda.

Para conseguir fazer a réplica deste ano, ele se inspirou em um Ford 29 original de um familiar. Além de muita observação, ele fez diversas fotos. Adalberto Rocha conta de onde vem o amor pelo modelo. “Minha paixão é esse carro bem antigo. Cismei que tinha que ser o Ford 29. Acho o estilo muito bonito. Se fosse para comprar, seria caro, tem uns que chegam a R$ 120 mil”, conta.

Este vídeo pode te interessar

O Ford 1929 foi um dos maiores sucessos mundiais. No Brasil, inspirou  até Roberto Carlos, nos anos 1960, a compor a canção “O Calhambeque”.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais