> >
Criança de Alegre com doença rara precisa de doador de medula óssea

Criança de Alegre com doença rara precisa de doador de medula óssea

Campanha tomou conta da cidade capixaba. Mais de 60 pessoas se cadastraram no banco de doação. A criança, no entanto, precisa de um doador compatível

Publicado em 24 de agosto de 2019 às 18:16

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

O pequeno Brenno Aguiar Alvarenga Martins, de apenas 8 anos, foi diagnosticado com Anemia Fanconi (AF), doença rara, há quatro anos. A família, que mora em Alegre, na Região do Caparaó, descobriu há pouco tempo que a cura poderia vir um transplante de medula óssea. Desde então, a busca pelo doador tem sido a prioridade dos familiares.

Na última semana, 68 pessoas viajaram em três ônibus de Alegre para Vitória, para doação de sangue e cadastro de medula, junto ao Centro de Hematologia e Hemoterapia do Espírito Santo (Hemoes). Entre os doadores, oito militares que atuam no município se sensibilizaram e também se juntaram à ação.

A mãe de Brenno, Suelen Aguair Rodrigues, conta que o filho é albino, possui baixa visão e cardiopatia congênita. A doença foi descoberta em 2015, quando o menino ficou internado por 18 dias com suspeita de dengue, que foi descartada após exames. Porém, a anemia rara foi descoberta.

“Descobrimos que funcionava apenas 20% da medula. Em outubro de 2015 começou o tratamento. É uma anemia muito rara. Bimestralmente ele faz acompanhamento em Vitória. No último dia 29 de julho, o médico falou que iniciaria o processo para o trasplante de medula. Ele tem duas meias irmãs, mais novas, de 5 e 2 anos. É uma chance um pouco menor, mas não foram descartadas. Eu e o pai também fizemos o teste, mas o processo demora”, revela a mãe.

A DOENÇA

A Anemia de Fanconi (AF), também chamada de Síndrome da Pancitopenia de Fanconi, é uma doença genética. Acredita-se que a doença atinge um em cada 100 mil indivíduos nascidos vivos. A frequência no Brasil ainda é desconhecida. Essa doença se caracteriza principalmente por um comprometimento da medula que leva a uma falência medular progressiva.

Suelen conta o menino estudo e leva uma vida normal, apesar dos cuidados para que ele não se machuque. Isso por que o número de hemácias de Brenno é baixa e sofrer acidentes pode o colocar em situação de risco.

A ideia, segundo a mãe, é conseguir que o veículo itinerante do Hemoes, que pode fazer a captação de material, vá a Alegre e atinja mais pessoas. “Ainda há muito preconceito e medo. As pessoas desconhecem a importância de fazer a coleta de sangue e fazerem o cadastro de medula óssea, que pode salvar vidas”, disse Suelen Aguair Rodrigues.

DOAÇÕES

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), para ser um doador de medula óssea basta procurar um hemocentro Estadual e se cadastrar. Pode doar pessoas com idade entre 18 e 54 anos e estar em bom estado de saúde. Ao realizar o cadastro, é coletado um tubo de sangue (5 ml) para o teste de compatibilidade, conhecido como Histocompatibilidade (HLA). Não é necessário jejum. É preciso também preencher a ficha de cadastro corretamente, com nome da mãe, RG com data de expedição e endereço para serem colocados no banco de dados com o resultado do exame de HLA.

Locais de cadastramento de doadores de medula óssea

- Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes)

Tel. 3636-7900/7920/7921. Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória. Funciona todos os dias, das 07 às 19h (cadastro de doador de sangue e medula óssea encerra às 18h20).

- Unidade de Coleta à Distância da Serra

Tel. 3218-9429/ 3218-9242. Avenida Eudes Scherrer Souza, s/n (anexo ao Hospital Estadual Dório Silva). Funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 12h (cadastro de doador de sangue e medula óssea encerra às 11h30) e das 13h às 16h (cadastro de doador de sangue e medula óssea de encerra às 15h20).

- Hemocentro de Linhares

Tel. (27) 3264-6000/ 3264-6019. Avenida João Felipe Calmon, 1.305, Centro (ao lado do Hospital Rio Doce). Funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 16h (cadastro de doador de sangue e medula óssea encerra às 12h30).

- Hemocentro Regional de Colatina

Tel. (27) 3717-2801. Rua Cassiano Castelo, s/n, Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 16h (cadastro de doador de sangue e medula óssea encerra às 12h30).

- Hemocentro Regional de São Mateus

Este vídeo pode te interessar

Tel. (27) 3767-7957. Rodovia Otovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington. Funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 16h (cadastro de doador de sangue e medula óssea encerra às 12h30).

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais