> >
Prêmio Biguá reconhece iniciativas sustentáveis no Sul do ES

Prêmio Biguá reconhece iniciativas sustentáveis no Sul do ES

Desde 2012 a premiação reconhece iniciativas que visam proteger, recuperar, preservar e cuidar dos recursos naturais. Este ano o evento será realizado nesta quinta-feira (26)

Publicado em 25 de setembro de 2019 às 19:02

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

Não é novidade que o meio ambiente precisa de ações que garantam a sua conservação. Ao longo dos anos, grandes perdas já foram constatadas e a sociedade é uma importante ferramenta na luta pela  preservação.

No Sul do Estado, a TV Gazeta Sul realiza, desde 2012, o Prêmio Biguá de Sustentabilidade que reconhece iniciativas, que visam proteger, recuperar, preservar e cuidar dos recursos naturais. O evento de premiação, deste ano, será realizado nesta quinta-feira (26), em Cachoeiro de Itapemirim.

São premiados projetos sustentáveis em diferentes categorias e este ano o Prêmio cresceu, agregando novos seguimentos. Além das ações desenvolvidas pela prefeitura municipal, por produtores rurais, escolas de ensino fundamental, sociedade civil e ensino superior, empreendedores ambientais também puderam participar. 

Para a diretora da Regional Sul, Maria Helena Vargas, a oitava edição tem inspirado a sociedade sul capixaba a desenvolver e aprimorar ações em prol do meio ambiente. "A cada edição somos surpreendidos com novas iniciativas e até mesmo provocados a incluir novas categorias. Em 2019, por exemplo, temos duas novas categorias: ensino superior e empreendedor ambiental", conta Vargas.

A preservação ambiental, ressalta a diretora regional, é pauta sempre presente nas ações da TV Gazeta Sul. "Atenta à degradação das bacias hidrográficas na região sul, em 2004 foi realizada a primeira Expedição na bacia do Rio Itapemirim, formada por um grupo de especialistas e de uma equipe de jornalistas. Nos anos seguintes, diversas matérias mostraram o agravamento da situação e a necessidade de se criar uma nova consciência em relação ao uso dos recursos naturais. O assunto tem sido pauta permanente na emissora e culminou com uma nova edição da expedição em 2019", lembra.

Inscrições

Este vídeo pode te interessar

No total, foram 59 projetos inscritos que passaram pela avaliação de uma banca julgadora, composta por engenheiros florestais e agrônomos, ambientalistas e profissionais da área. São eles: Augusta Gonçalves (engenheira florestal e analista ambiental do ICMBIO – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), José Arnaldo Alencar (engenheiro agrônomo e diretor técnico do Instituto Pacto Pelas Águas), Dalva Ringuier (cientista social e ambientalista) e Ronaldo Alemães Stephanato (engenheiro agrônomo e coordenador responsável pela Regional Central Sul do Incaper).

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais