> >
Sarampo: grande procura e redução de estoque em Cachoeiro

Sarampo: grande procura e redução de estoque em Cachoeiro

Com a baixa no estoque, imunizações foram priorizadas para crianças. Prefeitura diz que não faltam vacinas e que estoque será normalizado a partir de quinta (5)

Publicado em 8 de setembro de 2019 às 05:27

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Vacinas começam a chegar e a até sexta-feira (06) a situação estará normalizada nas unidades de saúde. (Divulgação - PMCI)

Com a volta de casos de sarampo, aumentou a procura pela vacina. Em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado, o estoque da sala de vacina diminuiu e precisou ser priorizado para crianças.

O Espírito Santo não registrava nenhum caso de sarampo desde 2000 e, este ano, foi confirmado em Cariacica. A vacina é a única forma de imunizar e a transmissão ocorre diretamente, entre as pessoas, geralmente por tosse, espirros e até pelo ar, principalmente em ambientes fechados.

Nesta quarta-feira (4), o movimento da sala de vacinação no Centro Municipal de Saúde era pequeno, depois da informação que as doses estão em falta. Devido ao estoque baixo, a vacinação foi restrita a crianças e, por isso, adultos não conseguiram se imunizar.

A dona de casa Sirlene Farias foi à procura da vacina, mas não conseguiu a dose. “Ontem (03) eu estive no Centro de Saúde e falaram que não tem e que as doses que tinham já acabaram". Segundo o operador de escavadeira Luiz Carlos dos Santos, ele foi informado para voltar outro dia para tomar a vacina. “Ela deu o prazo até dia 10 para normalizar a vacinação.”

A Superintendência Regional de Saúde comunicou que a vacina tríplice viral não está em falta e que tem estoque suficiente para atender o mês de setembro, mas que cabe à prefeitura fazer a gestão do estoque e repor as doses.

Este vídeo pode te interessar

A coordenadora do programa municipal de Imunização, Horminda Gonçalves, informou que não vai faltar vacina e que as doses já estão chegando. “Amanhã começa a normalizar e na sexta-feira (06) todas as unidades estarão abastecidas.”

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais