Humberto Gomes

[email protected]

  • Últimas da coluna

A volta da torcida capixaba aos estádios

Últimas vitórias elevaram o moral do rio Branco


O hexagonal começou e, com ele, um novo campeonato. Agora, com equipes mais equilibradas, jogos de melhor qualidade e a sensação de que todos os embates são decisivos. E isso é bom. Mas o destaque da coluna hoje não vai para um time ou um jogador em específico. É sobre o torcedor.


Longe dos estádios há muito tempo, aos poucos, ele vai retornando às praças esportivas. Na última quarta-feira, por exemplo, no clássico entre Desportiva e Rio Branco, quase cinco mil pessoas estiveram presentes no Engenheiro Araripe.


No sábado, os torcedores do Rio Branco prestigiaram mais uma vez o time e compareceram em bom número no Araripe. Até na segunda divisão, o público melhorou. Na partida entre Espírito Santo e Doze, quase mil pessoas foram apoiar as equipes. Esses dados são bem legais para a Série B. Ou seja, praticamente 10 mil pessoas em uma semana. Isso sem contar os 16 mil torcedores na partida da Seleção Brasileira sub-23 contra o Paraguai.


O momento é bom. E algo precisa ser feito para que isso não se interrompa. Criar mecanismos para facilitar a vida do torcedor e incentivá-lo seria o ideal. Em conjunto, Federação, clubes e governo poderiam anunciar algumas medidas como: a criação de linhas especiais de ônibus para os estádios; o ingresso família; a venda de bilhetes antecipados, inclusive pela internet; e promoções de camisas.


Uma outra medida que poderia ser adotada é a gratuidade na entrada dos jogos para estudantes de escolas públicas do Estado. A cada rodada, algumas escolas seriam escolhidas para ir aos estádios.


A Federação também precisa ajudar mais. Administrar o campeonato é o mínimo que se pode fazer. Não vi nenhuma ação por parte da entidade para aproveitar este momento. Liberar o estádio Kleber Andrade para as finais também precisa ser a meta. Mesmo inacabado, o estádio é o principal palco do futebol local e pode receber o torcedor com um melhor conforto nesta reta final.


Até agora, não vi boa vontade por parte da Secretaria de Esportes para esta liberação. A secretaria é quem administra o Kleber Andrade. Em todos os questionamentos enviados por esta coluna, as respostas sempre são as mesmas, de que vai analisar a solicitação dos clubes. E vai um exemplo de que eles não pensam no futebol local. Após o jogo do Brasil, porque a estrutura colocada não ficou montada para a realização da rodada do Estadual?

Os atuais gestores precisam entender que é de suma importância a sua utilização.

Rio Branco


Como as duas últimas vitórias elevaram o moral do capa-preta! Líder isolada do hexagonal, a equipe mostrou que é a grande favorita ao título. E o técnico Duílio Dias precisa ser exaltado. O treinador sabe bem as limitações que tem e vem trabalhando a situação de uma forma bem inteligente.
Nas quatro linhas, destaque para o baixinho Edu. Como ele rende nesta equipe! Veloz e jogador bem vertical, vem infernizando os adversários. E o melhor: ele é constante. Mas uma coisa ainda precisa ser corrigida. A equipe ainda continua oscilando bastante. E, nos próximos dois jogos, que serão fora de casa, não pode vacilar.

Real Noroeste


A vitória sobre o Atlético veio em bom momento. O Real tem um elenco de qualidade e pode ser mais do que um figurante nesta reta final. Fora de campo, a diretoria precisa dar condições aos jogadores e evitar o amadorismo.

Desportiva


As derrotas nas duas últimas rodadas complicaram a situação da Tiva nesta fase. Com desfalques, não resistiu ao Estrela e foi goleada por 3 a 0. O elenco é enxuto e as peças de reposição deixam a desejar. Mauro Soares não tem muito o que fazer. Uma nova derrota tirará de vez as chances de a equipe brigar pelo título.

Ver comentários