Jornalista de A Gazeta. Há 10 anos acompanha a cobertura de Economia. É colunista desde 2018 e traz neste espaço informações e análises sobre a cena econômica.

"Ideia de jerico", diz Léo de Castro sobre tributar exportações

Presidente da Findes criticou interesse de Estados de cobrarem ICMS sobre venda de produtos para o exterior

Publicado em 07/08/2019 às 20h22
O presidente da Findes, Léo de Castro. Crédito: Carlos Alberto Silva
O presidente da Findes, Léo de Castro. Crédito: Carlos Alberto Silva

O interesse de alguns Estados, incluindo o Espírito Santo, de voltar a cobrar o ICMS nas exportações, foi criticado pelo presidente da Federação das Indústrias, Léo de Castro, que classificou a proposta como “ideia de jerico”.

> Espírito Santo avalia cobrar ICMS das exportações

Durante coletiva de imprensa sobre os números da indústria capixaba neste primeiro semestre, realizada na tarde desta quarta-feira (07) na sede da Findes, o presidente da instituição foi questionado sobre a reunião dos governadores em Brasília, onde foi discutida a possibilidade de tributação.

Mas antes mesmo da pergunta ser concluída, Castro disparou a frase de forma muito espontânea: “Que ideia de jerico!”. Na sequência, argumentou que a proposta não é adequada, uma vez que o país já paga tributos demais.

“[Cobrar ICMS na exportação] não é o caminho. Exportar tributo e tributar investimento são práticas horrorosas. Não é assim que a gente deve trabalhar. O Brasil é um dos campeões mundiais em taxação. Então, a gente precisa corrigir essa disparidade. [Essa correção] não vai vir nessa reforma tributária, mas a gente espera que numa reforma administrativa, e com equilíbrio da conta da Previdência, exista espaço na frente para isso acontecer. Ninguém ganha com esse padrão de taxação que o Brasil tem.”

 

A Gazeta integra o

Saiba mais
beatriz seixas

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.