Elton Lyrio

Editor Adjunto de Cidades, substituto na Coluna da Fé e especializado na cobertura de educação

[email protected]

  • Últimas da coluna

Curso sobre Arte Sacra e Patrística para leigos em Vila Velha

Confira a Coluna da Fé deste domingo, 6 de agosto


Arte Sacra é tema de curso em Vila Velha
Arte Sacra é tema de curso em Vila Velha
Foto: Reprodução

A Escola de Formação Fé e Vida, uma escola de teologia para leigos vinculada à Paróquia São Francisco de Assis, em Itapoã, Vila Velha, promove neste semestre, a partir desta segunda (7) um curso diferente: o de Arte Sacra e Patrística.

Em Arte Sacra será trabalhada uma visão panorâmica do desenvolvimento da iconografia e da arquitetura cristãs ao longo da história. Tudo sempre vinculado à liturgia. Já a Patrística é o estudo dos Santos Padres também chamados Padres da Igreja.

"São os primeiros grandes cristãos que conduziram a Igreja nascente, discernindo quais evangelhos foram inspirados, combatendo as primeiras heresias, participando dos primeiros concílios, sendo martirizados, enfim, construindo a doutrina da nossa Santa Igreja. Ela e a Arte Sacra se complementam porque muito da arte cristã se deu a partir dos belos escritos dos Padres da Igreja.  É um curso católico e com o objetivo de criar raízes na fé", explica André Goes, coordenador da Escola de Formação.

O curso será oferecido às segundas (Arte Sacra) e terças-feiras (Patrística), das 20h às 21h30, com duração de quatro meses (do dia 07/08/2017 até o dia 28/11/2017), e mensalidade no valor de R$ 60,00. As aulas são realizadas na Comunidade São Pedro Pescador, da Paróquia São Francisco de Assis, em Itapoã, Vila Velha. Fica na Rua Goiânia, 470, Praia de Itapoã.

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected]. Basta enviar o nome completo, CPF e telefone (de preferência com whatsapp). O Telefone para contato é o (27) 99921-4226.

Semana de Liturgia

Julio Quaresma é artista sacro de Minas Gerais
Julio Quaresma é artista sacro de Minas Gerais
Foto: Divulgação

E por falar em Arte Sacra, o artista mineiro Julio Quaresma vai dar palestra na próxima terça-feira (8), a partir das 19h30, na abertura da semana de liturgia da paróquia São Pedro, da Praia do Suá. Será a primeira vez que ele estará em Vitória e o tema da conversa será "Celebrar a vida em momentos difíceis". Quaresma é artista sacro graduado pela UFMG e responsável pelo projeto iconográfico da Matriz de São Pedro.  O evento acontece na Matriz de São Pedro, na Rua Neves Armond. A entrada é franca.

 

Ver comentários