Joviana Venturini

Editora-adjunta de Cidades e editora da Coluna da Fé

[email protected]

  • Últimas da coluna

Confira a programação de Semana Santa na Catedral Metropolitana

Confiram os horários de missa, procissões e confissões


A Catedral Metropolitana de Vitória começou a ser construída em 1920, foi concluída em 1970 e é um dos principais pontos turísticos da Capital. Tão importante que atrai não só os olhares dos turistas locais, mas também dos extrageiros.
A Catedral Metropolitana de Vitória começou a ser construída em 1920, foi concluída em 1970 e é um dos principais pontos turísticos da Capital. Tão importante que atrai não só os olhares dos turistas locais, mas também dos extrageiros.
Foto: Eduardo Dias

A Catedral Metropolitana de Vitória divulgou a programação da Semana Santa. Os ritos começam no próximo domingo (25), com missa paroquial. Tudo começa, às 8h, com com bênção dos ramos em frente à antiga Assembleia Legislativa, seguindo em procissão até a Catedral. No mesmo dia, às 18 horas, missa, com bênção dos ramos dentro da igreja.

Já na segunda-feira (26) haverá ao meio-dia e às 18 horas, com confissões individuais às 18h e às 20h. Na terça (27), as missas acontecem ao meio-dia e às 18h, com confissões às 14h, 17h, 18h e 20 horas.

Na quinta (29), a programação segue com Missa dos Santos Óleos, às 9h. Às 19h, Missa da Ceia do Senhor e Lava-Pés, seguida de vigília até as 22 horas.

Na Sexta-Feira da Paixão, às 7h e às 14, haverá Adoração ao Santíssimo Sacramento; às 8he às 18h, momentos de confissão individual; às 15h, celebração da Paixão de Cristo e às, 19h, procissão do Senhor Morto, com saída da Catedral.

No sábado (31), às 19h, acontece a Vigília Pascal. Já no domingo (01), o Domingo de Páscoa começa com programação a partir das 7h30, com caminhada da Ressurreição, saindo das comunidades em direção à Catedral, onde haverá missa às 8h. Às 18 horas, procissão do triunfo de Nossa Senhora saindo da Igreja de São Gonçalo, com presença das irmandades da paróquia. A missa na Catedral será às 18h30.

Notas da semana

Procissão em mata em Anchieta

A Sexta-Feira Santa, para a maioria dos cristãos, é um dia de reflexão e oração. Assim é na localidade de Itaperoroma Baixa, no interior de Anchieta. A comunidade católica celebra a data em contato com a natureza, realizando uma penitência denominada Via Sacra Orante. A tradição, que começa sempre às 6h30, está no seu nono ano e reúne centenas de pessoas para caminhar por um morro íngreme, relembrando o sofrimento das últimas horas de Cristo.

No cume do monte, a cerca de 800 metros de altitude, acontece a última parada, onde é celebrada a estação da morte de Cristo.

Ver comentários