Joviana Venturini

Editora-adjunta de Cidades e editora da Coluna da Fé

[email protected]

  • Últimas da coluna

Semana de Congresso Eucarístico na Catedral

De hoje até o próximos sábado, 8 de setembro, a Arquidiocese de Vitória celebra o seu 1° Congresso Eucarístico Arquidiocesano (CEAR)


Padre Renato Criste espera grande participação de fiéis durante a programação
Padre Renato Criste espera grande participação de fiéis durante a programação
Foto: Catedral Metropolitana/facebook

De hoje até o próximos sábado, 8 de setembro, a Arquidiocese de Vitória celebra o seu 1° Congresso Eucarístico Arquidiocesano (CEAR) com o tema “Corações e mãos estendidos”. A Praça da Catedral, no Centro de Vitória, será um grande altar para receber os fiéis em uma semana repleta de orações, devoção e fé.

O ponto de alto de cada dia será a celebração eucarística presidida por bispos que exerceram o seu ministério na Arquidiocese de Vitória e outros convidados. A programação conta com a participação de diversos grupos pastorais e movimentos e também ritos como admissão de coroinhas, instituição de Ministros da Eucaristia, ordenação de dois padres e primeira comunhão de crianças. Missas em latim e no rito greco-melquita também estão na agenda.

Além das celebrações, todas as tardes acontecem catequeses com temas específicos ligados à Eucaristia, momento de adoração ao Santíssimo Sacramento e ato devocional a Nossa Senhora da Vitória, padroeira da Arquidiocese. Durante o Congresso, diversos sacerdotes irão atender as confissões dos fiéis.

Para a noite do dia 7 de setembro, mais de 20 cantores católicos da Grande Vitória farão uma homenagem à Arquidiocese de Vitória pelos seus 60 anos com um show intitulado “Quero dizer que amo a minha Igreja”. As tradicionais canções católicas na vozes de padres, cantores e bandas.

Para atender os participantes do Congresso, foi preparada uma Praça de Alimentação que funcionará todos os dias do evento. Também na Praça da Catedral já está aberta ao público a exposição “A História da Igreja no Espírito Santo”.

Quem visitar a mostra vai conhecer como foi a chegada dos primeiros jesuítas ao Estado e sobre o que aconteceu desde aquela época até os dias atuais. O funcionamento será das 14h às 21 horas.

Para o Padre Renato Criste, coordenador geral do Congresso e coordenador de pastoral da Arquidiocese de Vitória, o evento é o coroamento das celebrações do Jubileu da Arquidiocese. “Estamos esperando uma participação significativa dos fiéis”, destaca.

FRATERNIDADE TABAJARA TEM PROGRAMAÇÃO A SEMANA TODA

O Santuário de Umbanda Fraternidade Tabajara convida a todos para suas programações. Hoje, às 8h, tem bazar, atividades de limpeza e manutenção, serviço social Tabajara. Às 19 horas, desenvolvimento mediúnico e descarrego.

Para quem quiser participar de outras programações, a Fraternidade tem reuniões todos os dias da semana. Aos domingos, às 8h30, há defumação, ofício religioso de umbanda, cúpula magnética, conselhos individuais, descarrego individual e cura espiritual, além de distribuição de sopa.

Às segundas, há reuniões às 20 horas. Às terças, às 14h, atendimento gratuito de médico homeopata. Às quartas, às 20h, passes Magnéticos, conselhos úteis individuais, Evangelização coletiva e individual, descarrego individual. Às quintas, a programação começa às 13h; e, às sextas, às 20h.

Todos os atendimentos são gratuitos e abertos ao público. O endereço de lá é na Rodovia Governador José Henrique Sette, no bairro Tabajara, Cariacica. Telefones para contato: 3336-4666 e 99845-8770.

NOTAS DA SEMANA

Festa em Guaranhuns

A Igreja Batista de Guaranhuns comemora neste final de semana seus 25 anos de fundação. A celebração terá início hoje, às 19 horas, e contará com a presença do pastor Abdalla, da Primeira Igreja Batista (PIB) de Guarapari, e continua no domingo, às 9 horas, com o pastor Thiago Lopes (PIB Campo Grande). O encerramento, no culto da noite, às 19h, ficará por conta do pastor da própria igreja, Manu Mezabarba (foto, ao lado). Haverá apresentações de orquestra, coral, dança e também a participação dos ministérios da igreja local.

Mês de alerta

A Associação Médico-Espírita do Estado do Espírito Santo (AMEEES) está na campanha de conscientização sobre o suicídio no Brasil e no Mundo e promove uma roda de conversa sobre o assunto, no próximo dia 5 de setembro, às 20h, na sede da Federação Espírita do Estado (Rua Álvaro Sarlo, 33, Ilha de Santa Maria). A ação é parte do Setembro Amarelo, um alerta à população iniciado no Brasil pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria).

 

 

 

 

Ver comentários