Coluna da Fé

Coluna assinada pela jornalista Joviana Venturini. Para divulgar seu evento ou lançamento religioso basta enviar um texto sobre ele para o nosso email

colunadafé@gmail.com

  • Últimas da coluna

O testemunho por trás da foto histórica  

Confira os destaques da Coluna da Fé desta terça-feira


Foto da capa do livro foi feita durante a Guerra do Vietnã
Foto da capa do livro foi feita durante a Guerra do Vietnã
Foto: Reprodução

Foto chocante, fato histórico e recheado de testemunho de sua fé em Jesus Cristo. Essa é a base de “A Menina da Foto - Minhas Memórias: Do Horror da Guerra ao Caminho da Paz” (Editora Mundo Cristão), autobiografia escrita por Kim Phuc Phan Thi. Você pode até não saber quem ela é, mas certamente já viu a figura (foto ao lado) que ficou mundialmente conhecida por protagonizar a icônica imagem registrada por Nick Ut, fotógrafo da Associated Press, durante a Guerra do Vietnã, em 8 de junho de 1972.

Na foto, Kim Phuc, aos nove anos de idade, queimada após um ataque a bomba, corre sem roupas em meio a crianças e soldados. O registro, inquietante e comovente, rendeu a Nick Ut o prêmio Pulitzer em 1973 por Fotografia de Última Hora (hoje chamado de Reportagem Fotográfica).

No livro, Kim Phuc, hoje embaixadora da boa vontade pela Unesco, compartilha detalhes de sua história, começando com um quadro da inocente infância que tivera nas formosas terras do Vietnã do Sul, passando pela devastação da guerra e pela opressão imposta pelo regime comunista.

Kim, que teve um terço de seu corpo profundamente queimado pela bomba de napalm, arma tática que adere à pele humana e que queima a mais de dois mil e setecentos graus, fala sobre todo o contexto que marcou o antes e o depois do registro fotográfico e sobre as fortes dores físicas que enfrentou ao longo de toda a sua vida em decorrência das dolorosas cicatrizes deixadas pela substância.

No texto, Kim traz à tona os abusos sofridos ao ser usada de maneira antiética como ferramenta de propaganda política do governo comunista e as agonias de estar sob os holofotes de autoridades opressoras.

Enviada na juventude para estudar em Cuba, a autora fala sobre o difícil período que enfrentou no país e sobre sua deserção para o Canadá, onde finalmente passou a experimentar a tão sonhada liberdade.

Ao longo da obra, Kim divide com o público os traumas, os medos, as lutas e os complexos que vivenciou em diferentes fases de sua caminhada e revela o segredo que a fez superar a desesperança, a tristeza e a dor que afligiam a sua alma: a fé inabalável em Jesus Cristo.

O livro “A Menina da Foto”, segundo os editores da obra, é indicado para toda e qualquer pessoa que deseja obter encorajamento para vencer em meio às circunstâncias mais adversas e aprender com alguém que experimentou a cura, a restauração e a transformação encontradas na graça e no amor de Deus.

 

 

Notas da semana

Evento na Canção Nova

Neste domingo (21), a Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), celebra os 10 anos da missão “Famílias em pé”, que inicialmente visitava famílias dos colaboradores da Fundação João Paulo II, para um momento de espiritualidade, com oração e meditação da Palavra. Hoje, o grupo atende diversas famílias em várias cidades do Brasil.

A programação do dia tem início às 8h, com cânticos, procissão, orações, Adoração ao Santíssimo Sacramento, palestras e missa, às 15h. Participam do encontro, os missionários da Canção Nova, padre Edmilson Dias e o casal Benedita e Jimmy Fioramonte, e os cantores católicos Marcos Paulo, Geice Britto, fundadora da comunidade “Missão Libertai” de Anápolis, e Luciana Antunes.

A missão “Famílias em Pé” tem cerca de 430 membros. Por mês, são visitadas aproximadamente 330 famílias.

 

 

Ver comentários