Joviana Venturini

Editora-adjunta de Cidades e editora da Coluna da Fé

[email protected]

  • Últimas da coluna

Quando a religião fica longe do que Cristo diz

O pastor presbiteriano Antônio Carlos Costa, autor das obras "Teologia da Trincheira" e "Convulsão Protestante", está lançando seu novo livro: "Azorrague - Os conflitos de Cristo com instituições religiosas" (Editora Mundo Cristão)


O livro é do pastor presbiteriano Antônio Carlos Costa
O livro é do pastor presbiteriano Antônio Carlos Costa
Foto: Divulgação

O pastor presbiteriano Antônio Carlos Costa, autor das obras “Teologia da Trincheira” e “Convulsão Protestante”, está lançando seu novo livro: “Azorrague - Os conflitos de Cristo com instituições religiosas” (Editora Mundo Cristão).

Costa é fundador da ONG Rio de Paz – instituição filiada ao Departamento de Informação Pública da ONU, que promove ações voltadas para a redução das violações dos direitos humanos.

Fiel ao seu estilo instigador, em “Azorrague”, Antônio aponta os conflitos de Jesus com a religião para demonstrar os graves riscos a que os cristãos de hoje e, em especial seus líderes, estão sujeitos, à medida que se deixam levar pelo mero formalismo, destituindo-se de misericórdia, graça, compaixão e amor.

Conforme ele aponta, a teologia não regulada pelo Evangelho expõe os seres humanos a desatinos teológicos, bizarrices morais e extravagâncias espirituais. Por isso, é fundamental que o cristão esteja atento para que não seja vítima de um sistema religioso que está totalmente afastado do projeto de Deus para a igreja e a vida cristã.

A cada capítulo, o autor analisa diferentes embates que Jesus travou com líderes religiosos durante seu ministério e, assim, faz um alerta para que o cristão não cometa os mesmos erros daqueles que apenas têm aparência de piedade, mas estão equivocados em sua prática religiosa.

No livro, Antônio também fala sobre o modelo cristão de igreja apresentado por Jesus, uma igreja compromissada com a justiça e com a misericórdia, uma comunidade de membros leais a Deus, liderada por homens humildes, por pastores que conhecem suas limitações e que levam as pessoas, de fato, a Cristo.

O livro é indicado para quem deseja compreender o problema grave que acomete o funcionamento de muitas instituições religiosas. Segundo o pastor, “Azorrague” permite ao leitor redescobrir o Deus justo, amoroso e verdadeiro, tantas vezes encoberto pela prática religiosa moralista e autoritária.

PASTORES HERNANDES LOPES FAZ PREGAÇÃO NA IGREJA HEBROM

No próximo domingo, 4 de novembro, às 15 horas, a Assembleia de Deus Hebrom, em Vila Velha, vai receber o pastor Hernandes Dias Lopes, conferencista e autor de vários livros e bastante conhecido pelo seu trabalho evangelístico e divulgação das doutrinas cristãs tradicionais. Além do reverendo, a programação contará com a participação da própria igreja. A Hebrom Vila Velha fica na Rua Alberto de Queirós, 131, Brisamar, Vila Velha.

CONGRESSO DO HEMOES NO FIM DE SEMANA EM PORTO CANOA

A Igreja Assembleia de Deus Graça & Vida, em Porto Canoa, na Serra, convida a todos para o 5º Congresso de Homens – Conjunto Valentes de Davi que acontecerá hoje e amanhã, a partir das 19 horas. A programação, com o tema “Fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder”, é uma comemoração de conclusão do ano com os departamentos da igreja. O pastor presidente, Alcimar Prates Costa, recebe como preletores os pastores Alan Miranda (na foto) e Gelson Santos, além da dupla Josimar e Deborah e do Quarteto Musipaz.

NOTAS DA SEMANA

Fé e Ciência

A União de Mocidade Presbiteriana (UMP) da Primeira Igreja Presbiteriana de Vitória realiza hoje, das 17h às 21h, o Seminário Fé & Ciência. Os temas e os respectivos preletores serão: “A relação entre fé e ciência no decorrer da história”, com o mestre em História Tito Souza da Silva; “A estética matemática do design inteligente”, com o mestre em Matemática Filipe Pinel Berbert Bermudes; e “Biblioquímica, as evidências das ciências biomédicas na bíblia”, com o pós-doutor em Farmacologia Thiago de Melo Pereira (foto, ao lado). O templo fica na Avenida Beira-Mar, 1.025, Bairro Forte São João, Vitória.

Festa de grupo de oração

Neste final de semana, o Grupo de Oração Rainha da Paz, está comemorando 25 anos de criação. As celebrações acontecem entre hoje e a próxima quarta-feira, dia 31 de outubro. Hoje, a missa será presidida pelo padre Tarcísio Rabelo. Já a de domingo (28) será celebrada pelo padre Márcio Theodoro. Na segunda-feira, quem celebra é padre Francisco.

Já na terça, um diácono conduzirá a celebração. Já na quarta-feira, último dia da programação, a missa será presidida pelo pároco, padre Adilson Oliveira Silva (foto). As comemorações acontecem na , na Comunidade São Camilo de Lellis, que fica na Rua Jataí, em Alvorada, Vila Velha.

Ver comentários