Coluna da Fé

Coluna assinada pela jornalista Joviana Venturini. Para divulgar seu evento ou lançamento religioso basta enviar um texto sobre ele para o nosso email

colunadafé@gmail.com

  • Últimas da coluna

Comunidade de Baixo Guandu carregará cruzeiro de mais de uma tonelada

Confira toda a programação que acontece neste domingo (17)


Cruzeiro que está sendo construído
Cruzeiro que está sendo construído
Foto: Diocese de Colatina/Divulgação

A comunidade da Paróquia São Pedro, de Baixo Guandu, viverá um momento de devoção popular neste domingo (17). Haverá uma caminhada penitencial até o Morro do Cruzeiro, onde uma nova cruz será instalada para a oração dos fiéis.

Segundo o padre Luismar Passarelli, o cruzeiro que lá se encontra foi colocado há muitos anos e, por isso, está deteriorado. O local, portanto, ganhará um novo e digno exemplar. “Ao colocarmos um novo cruzeiro, estamos trabalhando para resgatar um patrimônio religioso da comunidade e, ao mesmo tempo, convidar as pessoas a uma mudança de vida”, observou o pároco.

Antigo cruzeiro que será substituído em Baixo Guandu
Antigo cruzeiro que será substituído em Baixo Guandu
Foto: Diocese de Colatina/Divulgação

O momento terá início com uma missa paroquial, às 7 horas da manhã, na igreja matriz de Baixo Guandu. Na sequência, os próprios fiéis carregarão a cruz em caminhada penitencial até o Morro do Cruzeiro, que fica a dois quilômetros de distância. A cruz é feita de eucalipto tratado, tem 18 metros de altura e pesa uma tonelada e meia. Para conseguir carregá-la, cerca de 160 pessoas vão se revezar. A comunidade calculou que serão necessários grupos de 40 fiéis para levantar e carregar o cruzeiro.

Haverá três paradas ao longo do trajeto, fazendo memória das três quedas de Jesus a caminho do Calvário. Durante o percurso, o povo seguirá rezando e entoando hinos penitenciais. “Vamos aproveitar o clima do tempo quaresmal que nos convida à conversão, ao arrependimento e à misericórdia. E devemos encarar a cruz com amor, pois, para nós, ela é a certeza e a alegria da ressurreição”, disse padre Luismar.

Destino do cruzeiro antigo

O antigo cruzeiro, apesar de bastante deteriorado pela ação do tempo, tem um significado histórico e de fé muito intenso para o povo católico de Baixo Guandu. Durante anos, os fiéis realizam procissões até o local para pedir graças, como chuva em tempos de seca. Por isso, a paróquia dará um destino muito interessante ao cruzeiro: toda a madeira, que é de peroba, será aproveitada e transformada em cruzes que os fiéis receberão gratuitamente para carregar no peito ou utilizarem em suas casas. A proposta será colocada em prática ainda neste ano.

Notas da semana

 

 

Acampamento na Canção Nova

O Kairós “Famílias em pé” acontece neste domingo (17) na Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP). Com o tema “Eu e minha casa serviremos ao Senhor”, o dia de oração terá procissão, Adoração ao Santíssimo Sacramento e palestras. Uma delas, às 9h20, será com o professor Felipe Aquino, com o tema “Reconstruindo a Família, segundo o coração de Deus”, às 9h20. A outra, às 11h15, será com o missionário da Canção Nova, Jimmy Fioramonte, às 11h15, sobre o tema principal do Kairós. A missa de encerramento será no Santuário do Pai das Misericórdias, às 15h.

Haverá ainda participação dos padres Edmilson Dias e Gessione Alves da Cunha; da missionária Benedita Fioramonte; e dos cantores católicos: Cassiano Meirelles, Marcos Paulo, Luciana Antunes, Camila Mayer e Geice Britto.

No início do projeto, os participantes da missão “Famílias em pé” visitavam famílias dos colaboradores da Fundação João Paulo II / Canção Nova, para um momento de espiritualidade, com oração e meditação da Palavra. Hoje, o grupo atende diversas famílias em várias cidades do Brasil.

Ver comentários