Coluna da Fé

Coluna assinada pela jornalista Joviana Venturini. Para divulgar seu evento ou lançamento religioso basta enviar um texto sobre ele para o nosso email

colunadafé@gmail.com

  • Últimas da coluna

Monsenhor Adwalter Carnielli celebra 80 anos com missa

A comemoração em ação de graças acontece nesta segunda, em Jardim da Penha


Monsenhor Adwalter Carnielli
Monsenhor Adwalter Carnielli
Foto: Arquivo pessoal

Nesta segunda-feira (18), o monsenhor Adwalter Carnielli celebrará seu aniversário de 80 anos com uma missa em ação de graças, na Comunidade Matriz São Francisco de Assis, em Jardim da Penha, Vitória, às 19h30.

O sacerdote auxiliou na fundação da paróquia, quando era vinculada a Paróquia da Ressurreição, em Goiabeiras, sendo o primeiro pároco e responsável pelas construções das comunidades São Francisco de Assis, Santa Clara, Nossa Senhora Aparecida e São João Batista, colocando, literalmente, a mão na massa. Além disso, auxiliou na construção de Igrejas em Baixo Guandu, Cariacica e outras na Capital, como a Santa Luzia, no Barro Vermelho.

O padre Adwalter foi o primeiro professor da Universidade Federal do Espírito Santo com doutorado que foi realizado em Roma. Durante muitos anos, exerceu o magistério na instituição de ensino superior e, também, no Seminário Arquidiocesano, auxiliando na formação de novos padres para a Igreja.

Atualmente, continua ajudando a paróquia em Jardim da Penha, celebrando missas na paróquia e atendendo confissões. Por onde passou, o sacerdote colecionou muitas amizades, sendo muito querido e com um "causo" sempre na ponta da língua para contar aos paroquianos.

Origem

Descendente de italianos, o religioso nasceu em 1939, em Afonso Cláudio. Ele conta que foi criado na roça, pois seu pai e sua mãe eram agricultores, donos de uma propriedade situada a três quilômetros da sede da cidade.

Estudou no grupo escolar do município até a quinta série, quando foi para o Seminário Nossa Senhora da Penha, na Praia de Santa Helena, em Vitória. Continuou os estudos em Mariana e Belo Horizonte, em Minas Gerais. Se ordenou na Europa, onde fez mestrado e doutorado em Filosofia.

Notas da semana

Evento de mulheres

Nos dias 22 e 23 de março acontece a 2ª Conferência de Mulheres “Em busca de um novo tempo”, que será realizada pela Igreja Presbiteriana de Laranjeiras, Serra. Na sexta, a programação começa às 19h30. No sábado, o evento terá início às 9 horas.

A programação terá momentos diversificados, dentre eles louvores, mensagens e oficinas para todas as mulheres inscritas. As preletoras confirmadas são Leninha Maia (RJ) e Veranice de Paula (MG).

As oficinas vão tratar de assuntos relevantes no cenário atual da vida da mulher como, por exemplo, “Felicidade ou Sofrimento (abordando sobre depressão)”, “O tempo passa – a felicidade se renova (terceira idade), “Perdão remédio para alma (falta de perdão adoece)” e “A força da oração (a importância de ter uma vida de oração)” A igreja fica

na Rua Pitágoras, 126, em Parque Residencial Laranjeiras. As inscrições podem ser feitas até o dia 20 no site www.ipbl.org.br, e custam R$ 50 a R$ 75.

Encontrão da Juventude

A União da Juventude Missionária (UJM) vai realizar neste sábado (16) o grande Encontrão da Juventude, com início às 18 horas, na Igreja Missionária em Eldorado (IME), na Serra. Esse evento acontece de 3 em 3 meses, com jovens de todas as igrejas missionárias e demais congregações com o objetivo de evangelização, reflexão sobre a vida e adoração. E, neste sábado, contará com a ministração do pastor Alan Basílio, além do grupo de Dança da Igreja Missionária de Cariacica e a companhia de Teatro Mov'Art de Eldorado. A entrada é franca, não perca! Endereço: Rua Rio Preto, 15, Eldorado, Serra.

Ver comentários